349 views 6 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 11 de maio de 2022

Lucia Camargo Nunes (*)

Setor automotivo em ritmo de recuperação

HB20 é o mais vendido até abril no Brasil – foto Hyundai

Nem os feriados nem as paralisações de fábricas pela falta de semicondutores desanimou o mercado automotivo em abril. Os números divulgados pela Anfavea, associação que reúne as montadoras, confirmam a reação do segmento neste segundo trimestre.

A produção de autoveículos em abril foi de 185,4 mil unidades, 0,4% a mais que no mês anterior. As vendas também tiveram boa reação, com média diária de 7.750 unidades em abril (a melhor desde dezembro), contra as 6.991 unidades/dia de março. No total, 147,2 mil unidades foram licenciadas, leve alta de 0,3% sobre março.

Na comparação de quadrimestres, a queda deste ano está em 21,4%, sempre lembrando que no início do ano passado quase não havia restrição de oferta por conta de semicondutores.

“Poderíamos ter resultados de vendas ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, que acaba de tomar posse. “Apesar da inflação e da alta dos juros, ainda identificamos uma demanda reprimida de clientes particulares e sobretudo de locadoras, e os bons números de venda deste início de maio são indicadores dessa tendência. Esperamos que a situação da oferta comece a melhorar em meados do ano”, acrescentou.

Salão do Automóvel a céu aberto é adiado

O São Paulo Motor Experience, inicialmente programado para ocorrer de 6 a 14 de agosto deste ano no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, foi adiado. Anfavea, em alinhamento com as montadoras, e a RX, organizadora do evento, decidiram postergar o festival. O motivo do adiamento recai sobre a atual situação global do setor automotivo, que ainda enfrenta desafios na cadeia de fornecimento gerados pela pandemia.

Por causa do período de chuvas, após setembro, e da realização do GP de Fórmula 1, que requer uma reforma das pistas e instalações de Interlagos, foi decidido que o evento não seria mais realizado este ano.

“O novo formato do São Paulo Motor Experience é sensacional, atende às novas demandas e expectativas do público, mas as nossas associadas, há mais de um ano enfrentando paradas de fábrica e complexos desafios logísticos, julgam mais adequado adiar temporariamente este grande evento que celebra a força do setor automotivo e a paixão do nosso povo por carros” afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Funcionários da Caoa Chery ficam 5 meses em lay off

Fabrica CAOA Chery em Jacarei – Imagem: Caoa

O anúncio do fechamento temporário da fábrica da Caoa Chery em Jacareí caiu como uma bomba na semana passada. Cerca de 480 trabalhadores seriam demitidos com a suspensão da produção de veículos nesta planta até 2025. A fábrica será reformada, readequada e modernizada para daqui a três anos passar a produzir apenas veículos elétricos e híbridos.

As demissões, contudo, foram suspensas pelo menos até janeiro, quando terminam os 3 meses de estabilidade após um lay off de 5 meses solicitado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e atendido pela montadora.

O sindicato quer negociar a manutenção dos empregos com a continuidade da produção do sedã Arrizo 6 Pro nesta fábrica, que segundo a decisão do grupo, passaria a ser importado da China.

Tiggo 3x sai de linha

Chery Tiggo 3x que sai de linha. Imagem: Caoa

Outra bomba foi o anúncio da descontinuidade do SUV compacto Tiggo 3x, com menos de um ano desde seu lançamento. No início do ano, a Caoa Chery já havia tirado de linha o Tiggo 2, por não atender às novas normas de emissões do Proconve L7.

A planta do grupo Caoa em Anápolis (GO) mantém a produção dos modelos Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8. Ainda este ano, a marca quer atingir a venda de 60 mil unidades.

Hyundai anuncia executivo para nova posição

Marcos Oliveira. Imagem: Hyundai

A Hyundai Motor Américas Central e do Sul anunciou a nomeação de Marcos Oliveira no cargo de vice-presidente de produção para a região. A posição recém-criada tem efeito imediato e faz parte da estratégia da empresa para manter a competitividade da fábrica de Piracicaba (SP). Com quase três décadas de carreira na indústria automotiva global, o executivo tem ampla experiência em qualidade e manufatura em marcas líderes na Itália, Alemanha e Brasil. Ele teve passagens por Volkswagen e Fiat.

(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]