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em Via Digital Motors
quarta-feira, 10 de julho de 2024

Lucia Camargo Nunes (*)

Volvo passa a cobrar (caro) por recarga em seus eletropostos

A cobrança de recarga para elétricos é iminente. Além de empresas voltadas a esse negócio, que só tendem a crescer, agora as fabricantes de veículos também passam a cobrar por seus eletropostos. Está começando pela Volvo, a que mais investe em infraestrutura, e deve ganhar repercussão.

Antes que gere antipatia pela decisão, é preciso explicar. A Volvo Car Brasil investe em eletropostos gratuitos no País desde 2017 e conta com mais de mil pontos.

Executivos brasileiros foram à Suécia no ano passado pedir investimentos para postos de recarga rápida e conseguiram convencer a matriz em aportar R$ 70 milhões. Cada ponto custa cerca de R$ 600 mil e a Volvo planeja construir 101 deles em rodovias. Até agora já foram 52, que cobrem 19 mil km de estradas em 4 regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste).

Eletroposto Volvo Porto Ferreira

Dados do aplicativo Volvo Car Eletropostos mostram que 76% dos clientes não são da marca: 42% têm carros da BYD, 13% GWM, 12% Caoa Chery e apenas 24% são donos de Volvo. Por dia, são 500 recargas, que passam a ser cobradas.

A cobrança inclui sua rede conectada, a partir de 10 de julho, com uma tarifa de R$ 4 o kWh. Para efeito comparativo, numa residência o kWh fica abaixo de R$ 1 e em postos onde já existe a cobrança, o custo gira em torno de R$ 2.

Haverá ainda uma taxa de conectividade por carregamento de R$ 2,50 e uma taxa de ociosidade de R$ 5 o minuto, após o 16º minuto que o veículo atingir 100% de carga.

Clientes Volvo terão gratuidade da taxa de conectividade e recarga. Apenas a tarifa de ociosidade será cobrada.

A Volvo quer formar o que chama de “pacto de eletrificação” com outras empresas, cujos clientes fazem uso de seus eletropostos. Até agora, o presidente Marcelo Godoy disse que não teve retorno ou apoio de outras marcas.

GWM abre plano de assinatura e doa wallbox para modelos plug-in

A GWM Brasil apresentou o novo serviço de assinaturas. A parte operacional ficará a cargo das locadoras Localiza, Unidas, Movida e LM.

Inicialmente disponível para a linha Haval H6, os planos têm preços a partir de R$ 4.389 para o Haval HEV2 em planos de 12, 24, 36 ou 48 meses, com quilometragem mensal de 1.000 a 3.000 km.

Ao adquirir a assinatura, o cliente fica isento de seguro, manutenção ou impostos, o que já está incluído no valor da prestação.

Um dos diferenciais, segundo a GWM, é o tempo de entrega: de 10 a 15 dias, o que a marca garante ser o menor do mercado.

Ao escolher a contratação de um modelo plug-in, o cliente ainda ganhará um carregador wallbox de 7 kW, que não precisa ser devolvido ao fim do plano.

A previsão é que por volta de agosto o Assinaturas GWM também esteja disponível para a linha Ora 03.

Melhora do crédito ajuda vendas no semestre, com liderança do Polo

Com alta de 15,3% nas vendas de veículos leves no semestre ante o mesmo período de 2023, a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias no País, avalia que a alta tem relação direta com a disponibilidade de crédito para financiamentos, após aumento médio de mais de 11% na oferta de crédito pelos bancos.

“Isso impulsiona o consumo, atrelado à maior confiança do consumidor e empresário na economia do País”, afirmou Andreta Junior, presidente da Fenabrave.

No balanço dos seis primeiros meses do ano, o Volkwagen Polo disparou na liderança à frente da Fiat Strada nos emplacamentos. A Volks também leva a melhor nos SUVs, por ter o T-Cross como utilitário-esportivo mais vendido. Confira a seguir o ranking dos dez mais vendidos no semestre.

Top 10 dos mais vendidos de janeiro a junho de 2024

ModeloUnidades
1º Volkswagen  Polo57.862
2º Fiat Strada56.597
3º Chevrolet Onix43.603
4º Hyundai HB2042.696
5º Fiat Argo39.624
6º Fiat Mobi32.240
7º Volkswagen T-Cross31.519
8º Hyundai Creta30.531
9º Chevrolet Onix Plus29.907
10º Chevrolet Tracker28.865

Fonte: Fenabrave

(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]