117 views 3 mins

Wi-fi 6: nova era da tecnologia e reestruturação da rede sem fio

em Tecnologia
terça-feira, 27 de abril de 2021

A nova geração de conexões de internet sem fio, o Wi-fi 6, tem começado a se difundir no Brasil. E, apesar dos desafios relacionados à implementação e mudança de infraestrutura, essa tendência deve crescer ainda mais em 2021. Essa nova tecnologia contribui para o aumento da capacidade de processamento e velocidade na transferência de dados, considerando o número crescente de dispositivos conectados em uma mesma rede.

Com o Wi-fi 6, a rede passa a suportar um maior volume de equipamentos trabalhando simultaneamente, com tempo de resposta mais ágil (cerca de quatro vezes mais rápido), entregando mais velocidade para cada aparelho conectado, se comparado com a tecnologia AC disponível atualmente. Mas como adaptar as redes corporativas para essa mudança? Esse desempenho robusto demanda a implementação de um switch multigiga, que suporta velocidades superiores.

O profissional de tecnologia deve ter em mente a mudança para switches Zyxel de 2,5GB, 5GB ou até 10GB, dependendo do volume de dados que devem trafegar. Outro aspecto importante é a alimentação PoE, seja ela PoE+ (30 Watts) ou PoE++ (60 Watts), que também são fundamentais para garantir mais praticidade e performance total da rede. Há ainda outros ganhos que a nova tecnologia deve trazer ao contexto de conectividade.

Além de ter sido pensado para economizar energia, mesmo agregando mais dispositivos, o Wi-fi 6 também deve ser mais seguro, com recursos específicos de criptografia. Nesse sentido, vale também considerar a facilidade do gerenciamento na nuvem nos equipamentos conectados à rede. Dessa forma é possível gerenciar, configurar e combater possíveis falhas, remotamente, a qualquer momento.

Outro aspecto importante para implementar o Wi-fi 6 se refere aos dispositivos conectados à rede, como notebooks e celulares, por exemplo, que também devem ser compatíveis com a nova tecnologia para suportar esse alto desempenho. Os equipamentos de rede com Wi-Fi 6 também suportam as gerações anteriores de Wi-fi 4 e Wi-fi 5, permitindo uma reestruturação gradual para a melhoria da experiência de conexão com a nova tecnologia.

Considerando o contexto empresarial, em que há a necessidade não só de conectar diversos devices, como também diversos usuários que precisam de conexão estável e livre circulação pelas dependências da empresa, os recursos do Wi-fi 6 podem potencializar o desempenho operacional –
Fonte e mais informações: (www.zyxel.com.br).