80 views 2 mins

Transferência online de veículos: uma tendência

em Tecnologia
segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Com a chegada da pandemia, em março de 2020, tivemos que nos reinventar em todas as formas de consumo, serviços e produtos. Para que a roda da economia não parasse de girar, foi necessária uma verdadeira batalha pela adaptação a uma nova realidade: o mundo online.

Muitos serviços e produtos já eram consumidos por meio do mundo digital, mas com a instalação da crise, até mesmo os mais resistentes tiveram que ceder e começar a mergulhar em todas as possibilidades que o oceano online nos permite.

Uma dessas mudanças foi a de transferência de veículos. Um trâmite que antes era realizado de forma presencial em cartórios, no DETRAN ou em órgãos habilitados, passou a ser realizado de forma online, apresentando uma enorme gama de vantagens para todos os envolvidos:

• Tempo: só de economizar o tempo de deslocamento do atual e novo proprietário do veículo até os órgãos competentes, já valeu a pena o serviço de transferência ter se tornado online. Dessa forma, ambos ganham produtividade e não precisar desmarcar eventuais compromissos;

• Agilidade: ganhamos também em agilidade. Com a ajuda de recursos tecnológicos, todo o processo de transferência passou a ser realizado em poucos minutos (algo que poderia levar algumas horas);
• Segurança: ainda com a ajuda dos avanços da tecnologia, quem precisa fazer uma transferência de veículo não precisa se preocupar com roubo de dados ou fraudes. São muitos os recursos e algoritmos que ajudam a rastrear cada informação e possibilitar que todo o processo seja realizado com total segurança;

Por fim, fica aqui uma provocação: se tivemos que criar esses serviços online por conta da pandemia, e eles têm se mostrado extremamente mais eficientes que os processos presenciais antigos, por que não tivemos essa iniciativa antes?!

(Fonte: Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos).