73 views 5 mins

Tecnologia de gestão de frotas maximiza eficiência e reduz custos

em Tecnologia
terça-feira, 09 de abril de 2024

Uma pesquisa organizada pelo Arval Mobility Observatory, denominada “Barômetro de Frotas & Mobilidade 2023”, apontou uma tendência das empresas brasileiras de apostar no leasing operacional para ampliar suas frotas. Principalmente com tendências para veículos de fontes alternativas.

Ao todo, 28% dos tomadores de decisão acreditam que frota irá crescer (ante 27% no mercado global) e 60% que permanecerá estável nos próximos três anos (64% no global). Cerca de 39% declararam intenção de introduzir ou aumentar o uso de leasing para carros de passageiros e veículos comerciais leves (à frente de Alemanha (21%). Outro ponto interessante é a ideia de usar pelo menos uma tecnologia alternativa de combustível. 43% das empresas brasileiras consideram usar e 13% já usam alguma dessas (entre HEV, PHEV e 100% BEV). A pesquisa entrevistou, pela primeira vez, 8.622 tomadores de decisão de frotas corporativas em 30 países.
 
No Brasil o mercado de gestão de frotas busca cada vez mais se aperfeiçoar para ganhar eficiência e evitar perdas por imprudências humanas ou falhas tecnológicas. A Smart Driving Labs é uma startup que oferece soluções de gestão de frotas inteligentes, utilizando tecnologias avançadas para otimizar operações e aumentar a eficiência já validadas pelo mercado.
 
Com um foco na inovação, a Smart Driving Labs conta com 10 funções de sua plataforma para gestão de frotas importantes para a gestão de frotas pelas organizações:

Rastreamento em tempo real: Monitoramento contínuo da localização e movimentação de veículos em tempo real, permitindo uma visão precisa das operações da frota.

Análise de desempenho de motoristas: Avaliação do comportamento dos motoristas, incluindo velocidade, frenagem brusca e aceleração, para promover a segurança e a eficiência no uso dos veículos.

Planejamento de rotas: Algoritmos inteligentes para calcular as rotas mais eficientes, considerando tráfego em tempo real, condições da estrada e restrições específicas de cada veículo.

Manutenção preventiva: Alertas automáticos para manutenção preventiva com base em quilometragem, tempo de uso e condições do veículo, minimizando paradas não planejadas e reduzindo custos de reparo.

Gestão de combustível: Monitoramento do consumo de combustível em tempo real e identificação de padrões de uso para otimizar o consumo e reduzir custos operacionais.

Lucro: Fluxo de receitas e controle de frotas.

Integração com sistemas de gestão: Integração perfeita com sistemas de gestão empresarial (ERP) para fornecer dados precisos e atualizados sobre operações de frota.

Detector de colisão: Crash AI é uma rede neural capaz de detectar, avaliar e medir incidentes com base em dados gerados pelos sensores presentes no dispositivo.

Análise de dados e relatórios: Geração de relatórios detalhados e análises sobre diversos aspectos da operação da frota, oferecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas.

Integração de IoT e telemática: Utilização de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e telemática para coletar dados em tempo real dos veículos e equipamentos, proporcionando uma visão abrangente e detalhada da frota.

Essas funções combinadas ajudam as empresas a melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, aumentar a segurança dos motoristas e veículos.

“Na Smart Driving Labs, estamos comprometidos em fornecer soluções eficazes para ajudar nossos clientes a gerenciar suas frotas de maneira mais inteligente”, diz Fernado Schaeffer, CEO da SDL. “Com nossas funcionalidades, estamos capacitando as empresas a maximizar a eficiência operacional, reduzir custos e garantir a segurança dos motoristas e veículos”, afirma André Gama Schaeffer, COO da SDL.