111 views 3 mins

Elon Musk anuncia o lançamento de robotáxis

em Tecnologia
terça-feira, 09 de abril de 2024

Através de um post em sua rede social X, o bilionário Elon Musk anunciou que a Tesla apresentará um serviço de robotáxis em 8 de agosto.

Vivaldo José Breternitz (*)

Os robotáxis, assim chamados por não necessitarem de motoristas, serão controlados pelo sistema FSD (Full Self-Driving), já disponível para outros veículos fabricados pela Tesla. Musk também afirmou que os atuais proprietários de veículos da marca equipados com o FSD poderão fazer com que seus carros operem como robotáxis, quando não estiverem em uso.

Carros autônomos são uma ideia atraente, mas sua introdução tem sido até agora incerta e difícil, pois tanto legisladores quanto o público expressam preocupações com a segurança.

A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, tem sido um campo de testes para essa tecnologia, com pouco sucesso. Os robotáxis do Google Waymo na cidade foram alvo de vândalos, que se opõem aos veículos autônomos, enquanto a Cruise, de propriedade da GM, suspendeu indefinidamente seu serviço de robotáxis no final de outubro, após vários incidentes que desencadearem reações dos órgãos reguladores.

Até mesmo a função “piloto automático”, que faz ´parte do FSD vem sendo questionada, com a Tesla sendo acusada de propaganda enganosa, ao ‘inflar’ suas capacidades para impulsionar as vendas.

A revelação do projeto robotáxi da Tesla ocorre pouco depois que a Reuters divulgou que a empresa abandonou um plano de produzir um modelo de carro elétrico de baixo custo, com um preço de cerca de US$ 25 mil, para promover vendas em massa – Musk negou a notícia.

A Tesla vive momentos difíceis, com queda de vendas e queixas a respeito de sua pick-up Cybertruck, que vem apresentando diversos problemas. Além disso, no último trimestre de 2023, a empresa chinesa BYD assumiu a liderança mundial em vendas de veículos elétricos, superando a Tesla.

Elon Musk é useiro e vezeiro em fazer anúncios que não se concretizam – é possível que isso esteja ocorrendo novamente, possivelmente para que as ações da Tesla se valorizem.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].