Tecnologia 21 a 25/04/2016

ERP: como evitar armadilhas na contratação

Ter um sistema de ERP na empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é uma necessidade vital qualquer negócio – independentemente do segmento

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Marcelo Lombardo (*)

Contudo, na hora de escolher o fornecedor, o cliente acaba sendo vítima de algumas armadilhas.

Uma delas é o vendedor fazer uso apenas de sua reputação, focando muito mais em quão grande e sólida é a sua empresa do que efetivamente na solução. A ideia é passar a sensação de que não seria possível tanta gente estar errada ao mesmo tempo, e que, portanto, você deve confiar de olho fechado. É uma forma bem convincente de afastar a análise do produto, que está envelhecido e fora de sintonia com o usuário moderno. Outra desculpa comum é dizer que o sistema faz tudo, mas não pode ser mostrado agora por algum motivo. Combinado com o truque acima, o vendedor faz parecer uma “ofensa” o cliente querer ver a solução funcionando plenamente antes de comprar. “Uma empresa líder como a nossa não faz esse tipo de coisa”. É de chorar de rir.

Depois vem a pergunta: qual a sua verba para gastar com o sistema? Nunca responda a essa questão. Se responder, o que vai acontecer é que você vai receber uma proposta com o preço que você pode pagar. Qual o problema aqui? Se um concorrente passa um preço 50% menor, magicamente aparece uma nova proposta enquadrando a sua empresa em algum tipo de programa de alto desempenho de implantação, também conhecido nas salas de reunião comercial dos fornecedores de ERP como “projeto cabecinha”. A mágica funciona assim: reduz-se a quantidade de usuários para diminuir a licença, dá-se um desconto e cortam-se as horas de implantação insanamente. O que levava 100 horas, muda-se para 50 ou menos na nova proposta, sem medo de ser feliz, independente da real necessidade. Isso abre espaço para o fornecedor de ERP aparecer com “n” novas propostas adicionais no meio do caminho, causando a conhecida situação de custo múltiplas vezes maior do que a proposta inicial.

Golpe baixo, certo? Mas não acabou. O cliente acaba cometendo alguns erros, como delegar a escolha (ou o veto) ao “gerente de TI”, afinal ele entende de sistemas, certo? Não poderia estar mais errado. O gerente ou diretor de TI é um cargo em plena decadência no mundo desde que começaram a surgir sistemas mais inteligentes e a infraestrutura vem migrando para a nuvem. Acredite em mim, a única coisa que ele quer é colocar no currículo dele que fez a implantação de um sistema famoso para facilitar o seu passe no mercado. Ah, sem falar que esse profissional é visto pelos vendedores dessas velhas empresas de ERP como alguém facilmente subornável, o que é verdade. O suborno vem de forma sutil, tipo: “acho que para gerenciar esse projeto complexo você vai precisar de um notebook novo” ou ainda “você merecerá umas ótimas férias em Miami depois de passar por esse estressante processo de compra de ERP” – frases que já me foram confidenciadas em diversas variações.

Contratar então uma consultoria para avaliar um software é piada pronta. Você acha que essas consultorias não ganham nenhuma comissão? Uma consultoria experiente de seleção de software, que conhece a fundo a maioria dos fornecedores saberia, a custo zero, se um software desses atende ou não sua empresa. O jeito pode ser customizar o software para suas necessidades? Essa é a pior ideia que você poderia ter. Se o software não atende, não atende. E mais do que isso: se o processo definido pelo sistema é muito diferente de como acontece na sua empresa, há uma enorme chance de você estar trabalhando errado, ou o fornecedor ter ambos os pés no passado. Erro fatal em qualquer caso.

Então, como se prevenir de tudo isso? Primeiro, não adianta nada pedir referências. Sempre, entre milhares de insatisfeitos, existirá um cliente satisfeito ou disposto a dar uma boa referência. Ao invés disso, faça uma pesquisa no Reclame Aqui. Podem existir reclamações injustas, mas normalmente onde há fumaça há fogo, principalmente quando a quantidade é grande. Acesse os sites dos tribunais de primeira e segunda instâncias e faça uma busca de processos do potencial fornecedor. Garanto que você vai se surpreender com o resultado.

Outra dica: prefira produtos em nuvem, que normalmente oferecem um período de teste gratuito. Use e abuse disso para testar ao máximo não apenas o produto, mas principalmente o suporte. Quem confia no produto e no serviço prestado não precisa amarrar você em um contrato anual. Afinal, se o produto e o suporte são sempre bons, por que você mudaria? Então desconfie de contratos com amarração anual com cláusulas de multa. Fuja também de ofertas de customizações. Se o fornecedor oferece customizações no sistema padrão, é sinal que a empresa está mais voltada a projetos de consultoria do que a produtos prontos. Aperte o “Eject”. Por fim, não se prenda só à marca. Prenda-se a produto e solução.

(*) É idealizador do produto Omie e CEO da Omiexperience.

Tudo que você precisa em suas mãos

Aplicativos de celulares estão cada dia mais eficientes e ajudando na rotina de seus usuários.

Alguns aplicativos
Serviços:
HootSuite – Aplicativo permite gerenciar suas contas em redes sociais como Twitter, Facebook, Linkedin, Instagram, além de contas de e-mail em apenas um aplicativo. Com ele, o usuário pode postas mensagens em diversas contas e ainda é possível agendar posts para que eles sejam publicados minutos ou horas depois no seu perfil. Disponível – Android e iOS

Yelp – Aplicativo que pode ser definido como um localizador de utilidades. O GPS do celular busca restaurantes, postos de gasolina, shoppings, bares, padarias, entre outros estabelecimentos próximos a você. O aplicativo permite realizar comentários sobre os lugares visitados e ainda ver as avaliações de pessoas que passaram por lá. Disponível – Android e iOS

Idiomas:
Duolingo – Um dos melhores aplicativos para aprendizado e prática de idiomas, como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, entre outros. Ele funciona como um jogo que os usuários fazem exercícios de tradução com imagens e áudios e acumulam pontos para avançar de nível. No final de cada nível é liberado um relatório de desempenho. Disponível – Android e iOS

Transporte:
Moovit – Comparado ao Waze, este aplicativo traça rotas apenas com opções de transporte público: ônibus, metrô e trem. Após colocar o endereço de destino, o aplicativo apresenta o melhor caminho em tempo real combinando os melhores transportes, indicando o número do ônibus ou da linha ferroviária que deve ser usada, o ponto exato onde descer do ônibus ou a estação e mostra uma estimativa de duração da viagem. Disponível – Android e iOS

Uber – O aplicativo funciona semelhantemente ao 99táxis, mas o usuário solicita um serviço similar ao de um motorista particular. O valor da corrida é descontado direto do cartão de crédito, assim o passageiro não precisa se preocupar com dinheiro ou se o carro aceita cartões. Disponível – Android e iOS

Exercícios:
RunKeeper – O aplicativo usa a tecnologia do GPS do seu aparelho para acompanhar suas atividades físicas, caminhada, corrida, trilhas, passeio de bicicleta, entre outras. Ele indica quanto tempo durou o exercício, qual foi o ritmo/ velocidade média, quantas calorias queimou e mostra o caminho percorrido. O histórico de todos os exercícios fica armazenado no site do aplicativo. Disponível – Android e iOS

Dieta:
TecnoNutri – Seu principal objetivo é auxiliar os usuários no dia a dia da dieta. Ao cadastra-se com informações como peso atual, altura, gênero sexual, se prática ou não exercícios, o aplicativo calcula seu índice de massa corporal e determina quantas calorias seriam ideais consumir por dia. Além disso, o aplicativo possui alarmes que indicam os horários das refeições, lembretes para tomar água e uma tabela nutricional com mais de dois mil alimentos cadastrados que ajudam o usuário a manter uma dieta regrada e saudável. Disponível – Android e iOS

Música:
Spotify – É a plataforma de streaming de música online mais conhecida e usada do mundo. Este aplicativo permite que os usuários escutem canções online, com mais de 30 milhões de opções disponíveis, montar playlists diferentes com suas preferencias e ainda ver o que os seus amigos estão ouvindo. Disponível – Android e iOS

APP de otimização de PCs ganha atualização gratuita em versão mais robusta

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A companhia alemã Nero AG, que no final do ano passado lançou seu primeiro aplicativo de “faxina” e melhoria de desempenho em PCs Windows, está liberando mundialmente a primeira nova versão de 2016 do Nero TuneItUp com diversas novidades tanto para sua edição gratuita quanto para a Profissional. Para quem já tem instalado o aplicativo, profissional ou grátis, a atualização é gratuita.
Resultado de um semestre de pesquisas diretas com consumidores de todo o mundo, a nova versão atende a dois requisitos fundamentais dos usuários: simplificar ainda mais a operação do aplicativo e unificar as soluções apresentadas, as automatizando sempre que possível.
A Nero equacionou esse pedido dos usuários dando maior autonomia à inteligência do software para resolver problemas encontrados no PC, após o que são gerados resumos simplificados para usuários “normais” e relatórios e análises para usuários tecnicos. O monitoramento do PC também ficou mais inteligente. Ele informa o usuário sempre que o desempenho do computador entra em declínio, oferecendo uma solução em um só clique ou detalhamento aprofundado do problema.
Outro ponto da nova versão é a robustez incrementada em medidas contra invasão de privacidade – foram incluídas ferramentas para corrigir 15 potenciais pontos falhos de privacidade no Windows 10 e para limpeza profunda de vestígios deixados pelos principais browsers do mercado.
“Em poucos meses de mercado, o Nero TuneItUp se consolidou como uma das principais soluções do mercado mundial para análise, reparo e monitoramento da saúde de computadores Windows”, diz Eduardo Vento, Gerente Mundial de Relações Públicas da Nero. “Após rodar o TuneItUp, que em si é já algo em que não se gasta grande tempo, o usuário percebe na hora que o PC tem início mais veloz, passa a responder com maior rapidez a comandos e estica o tempo de funcionamento com bateria.”
A nova versão do Nero TuneItUp PRO está disponível a partir de 11 de abril de 2016 a um preço sugerido de R$ 109 por ano ou por R$ 149.99 por ano para até três PCs. Para baixar o aplicativo ou obter mais informações, visite www.nero.com/ptb/.

O modelo de orientação ao mercado é imperativo para a garantia da qualidade de serviços corporativos

Márcio de la Cruz Lui (*)

Em um ambiente cada vez mais competitivo, estar à frente das tendências é essencial para o sucesso de uma empresa

Desafios como globalização, velocidade das mudanças, concorrência, novidades tecnológicas, acessibilidade às informações, novos canais de comunicação e múltiplos clientes, demandam que as empresas estejam preparadas não só para atenderem seus atuais clientes como também para ingressar em novos mercados com produtos e serviços diferenciados. O sucesso das organizações é em grande parte impactado pela excelência na qualidade dos serviços e no planejamento de ações com os olhos voltados a um todo. Essa filosofia empresarial vem se consolidando como uma iniciativa que otimiza o relacionamento das organizações com seus públicos, gerando uma sustentável vantagem competitiva nos negócios.
Uma empresa orientada ao mercado preocupa-se com todo o ecossistema de negócio, contemplando consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macroambiente. As organizações que utilizam esse conceito concentram-se na geração de valor para seus clientes, buscando, primeiramente, um entendimento do mercado e suas necessidades, para então elaborar um plano de ação mais assertivo. Com o envolvimento e apoio de toda força de trabalho, essas empresas que optam por esta orientação precisam entender as mudanças das necessidades e desejos dos clientes; serem capazes de decodificar essas mutações e responder rapidamente para garantir a satisfação do seu público. Além disso, para que elas sejam mais lucrativas e eficientes do que seus concorrentes, precisam implementar inovações de maneira mais rápida e ser mais assertiva ao tomar decisões estratégicas.
Dentro do universo de oferta de produtos e serviços digitais, uma forma de garantir esta orientação é empregando ferramentas de service assurance. Atualmente, poucas soluções no mercado são capazes de proporcionar uma coordenação interfuncional com visão holística do processo de entrega de valor superior. Por isso, o ideal é apoiar-se em tecnologias que além de darem um diagnóstico correto da qualidade da oferta dos serviços, possam agilizar a resolução de problemas por meio de um service desk inteligente, acompanhar de maneira mais precisa os níveis de serviços (SLAs) e níveis operacionais (OLAs) para tomada de decisão estratégica, além das informações estatísticas, analytics e big data.
Tecnicamente falando, a garantia da entrega da qualidade dos serviços pressupõe a adoção de uma plataforma completa de serviços de distribuição de conteúdo Over The Top (OTT) e de uma aplicação multi-tenant, capaz de administrar essa infraestrutura com o menor custo possível, sem afetar o desempenho, a escalabilidade ou a segurança, integrando os sistemas de suporte a operações e negócios (OSS/BSS). Estes elementos se aplicados conjuntamente otimizam o gerenciamento das redes, o desenvolvimento de serviços inovadores e o relacionamento com o cliente.
Desta forma, conduzir a empresa a um modelo de orientação ao mercado, na verdade, acaba por gerar uma vantagem competitiva sustentável, auxiliar no planejamento e a obter uma visão a longo prazo capaz de orquestrar e unificar as principais diretrizes estratégicas da companhia.

(*) É Gerente Comercial Sênior da ISPM, fornecedor líder na América Latina em software de gerenciamento e monitoração de serviços de Telecomunicações e Tecnologia.

 
 
 
 
 
 
 
 

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