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Tecnologia 18/10/2016

em Tecnologia
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
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Cinco ferramentas que facilitam o trabalho e ajudam a ter mais resultados nas redes sociais

Especialista em Internet Marketing destaca cinco “salvadores da pátria” para quem precisa gerenciar contas nas redes sociais e voltar para casa mais cedo

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Gerenciar diversas contas nas redes sociais pode consumir muito tempo e energia. A especialista Camila Porto, criadora do treinamento online Facebook Essencial, explica que existem dois perfis de profissionais que precisam gerenciar muitas contas: o empreendedor que investe em todas as redes sociais possíveis para alavancar seu negócio, e o social media que precisa cuidar de diversos clientes. “De qualquer forma, é sempre vantajoso conhecer o máximo possível de ferramentas que podem facilitar a vida e otimizar o trabalho”, conta. A autora do livro Facebook Marketing lista 5 ferramentas importantes para diferentes objetivos.

1- BuzzSumo para ter ideias
Segundo Camila, de nada adianta querer produzir conteúdo nas redes sociais sem ter ideias. “A melhor forma de pensar no que produzir é analisando o que é mais compartilhado e já está repercutindo nas redes sociais”, explica. O melhor aplicativo para fazer isso é o BuzzSumo. “É só escrever a palavra-chave que vai ser utilizada, e ele indica os artigos mais compartilhados”, conta a especialista, que destaca que só por isso já é possível ter muitos insights de quais temas estão chamando mais atenção.

2- Hootsuite para gerenciar
Quando é necessário gerenciar diversas contas de diferentes redes sociais, o HootSuite é a ferramenta mais recomendada e utilizada. “A grande maioria dos profissionais de mídia social utiliza o HootSuite, pois é uma forma prática de programar diversos posts, centralizar o conteúdo em um único ambiente e ficar de olho nas respostas e interações”, conta Camila.

3- Edgar para reciclar ideias
A ferramenta Edgar, segundo a especialista, é uma ótima forma de reciclar ideias. “Com ela, você consegue criar diferentes tipos de postagem em categorias diversas e programar a publicação”, explica. Camila conta que o interessante da ferramenta é que ela colocar a postagem recentemente publicada para ser publicada novamente depois de algum tempo. “Se for utilizada com inteligência, essa opção permite repetir algumas publicações em horários diferentes e atingir o público de outra data”, explica, destacando que isso pode ser útil especialmente no Twitter.

4- Canva para criar imagens
Quem não tem habilidades em design ou tempo para produzir boas imagens pode usar o Canva. “É uma ótima opção para fazer imagens bonitas em pouco tempo, usando os diversos templates disponíveis”, conta Camila. “Um dia você vai precisar de um designer na sua equipe e uma identidade visual mais forte, mas o Canva é ótimo para quem ainda não pode fazer este investimento”, alerta (https://www.canva.com/pt_br/modelos/).

5- Word Swag para agilizar durante a correria
Por fim, Camila sugere o aplicativo Word Swag, que permite editar textos em cima de fotos. “É uma excelente opção para quem quer fazer posts interessantes nas redes sociais durante um evento ou quando só tiver acesso ao celular”, indica, finalizando o caminho das pedras da produção de conteúdo de sucesso.

Westcon-Comstor lança programa de recompensa para canais

A Westcon-Comstor, distribuidor de valor agregado de soluções de tecnologia da informação líderes em segurança, colaboração, redes e data centers, lança em outubro um programa de recompensa exclusivo para seus canais. A novidade, chamada Westcon-Comstor Club, permitirá aos parceiros acumular pontos, que poderão ser trocados por prêmios.
A regra é simples: ao comprar produtos vinculados as campanhas promocionais com o selo Westcon-Comstor Club, o parceiro ganha e acumula pontos que podem ser trocados por centenas de produtos das marcas disponíveis no site www.westconcomstorclub.com.br.
O site é vinculado a 485.000 lojas, com enorme variedade de bens de consumo, e oferece recursos como a criação de listas de desejos com as recompensas favoritas.

Impressão digital já é uma realidade no mercado gráfico nacional

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A adoção da impressão digital pelo mercado gráfico brasileiro deixou de ser apenas uma tendência de mercado. Nos dias de hoje, principalmente devido à crescente demanda por serviços personalizados, de baixa tiragem e de alta rapidez, o uso dessa tecnologia tem se tornado cada vez mais frequente.
Com esse tipo de solução, é possível realizar serviços de impressões dos mais variados tipos e criar soluções através de mídias especiais, como papel transferque pode ser aplicadoem canecas, camisetas, azulejos e, até mesmo, em madeira. Há, ainda, a possibilidade de trabalhar com gramaturas diferenciadas de papéis, tipos e cores, com a garantia de uma impressão nítida e sólida.

Outros benefícios da impressão digital incluem:

Agilidade e simplicidade no processo de impressão
A impressão digital dispensa a produção de fotolitos ou chapas e tem o diferencial de personalização de impressões e rapidez na entrega dos trabalhos. Essa tecnologia, aliada à norma ISO 12647-8, também permite realizar provas de impressão digital no mesmo equipamento da impressão final, ou seja, é possível com um único equipamento atender demandas específicas e comuns do dia a dia das gráficas.

Redução nos custos em tiragens reduzidas
Por ser um processo mais simples, esse tipo de impressão apresenta uma grande viabilidade econômica para pequenas tiragens. Pode-se imprimir apenas o que é necessário, garantindo serviços sempre atualizados e reduzindo, assim, desperdícios com materiais.

Possibilidade de personalização de conteúdo
Com esse tipo de tecnologia, cada impresso pode ter conteúdo diferente (dados variáveis), o que possibilita uma comunicação individualizada.
Vale mencionar, ainda, que, nesse segmento, um dos destaques são as impressoras LED que imprimem branco, como os modelos C711WT e C941DN da OKI Data. Entre todas as funções, essesequipamentossão bastante utilizados para mock-ups de embalagens, provas, capas de livros, fotolivros, entre outros produtos.
Com o toner branco, o processo para a confecção dos materiais torna-se muito mais prático, substituindo processos como a serigrafia. Já no mercado gráfico, a inovação do toner branco contribui para a criação de uma ampla gama de produtos em diversos tipos de mídias, desde convites a embalagens. Utiliza-se, para tanto,diversas mídias, com maior variedade de cores e a exclusiva impressão na cor branca.
Visto que os trabalhos e as demandas estão cada vez mais segmentados e focados nainovação e no diferencial, as impressoras que atendem a baixa e média tiragenssurgem como uma ferramenta importante para criar novas oportunidades de negócios para as gráficas e birôs de impressão. A tendência do mercado é se diferenciar e, por isso, a escolha do melhor equipamento tornou-se essencial para o sucesso ao longo prazo.

(Fonte: Vitor Takenaka é Analista de Produtos da OKI Data).

Quatro ações que todo responsável por operações deve tomar para aproveitar a retomada do crescimento econômico

Laerte Sabino (*)

Depois do cenário político-econômico conturbado do primeiro semestre, começam a sair os primeiros indícios da tão esperada retomada do crescimento. De fato, ainda parece cedo para qualquer comemoração, e até o Banco Central está formalizando que as melhorias reais da economia dependerão da evolução do ajuste fiscal

Mas a verdade é que o mercado como um todo demonstra uma expectativa positiva com a redução das incertezas, influenciada pela conclusão do processo de impeachment, que retira o aposto de Presidente Provisório, trazendo novos ânimos para o mercado, o qual dá sinais de aquecimento.
Se você atua na área de operações e, como a maioria do mercado, vem sofrendo nos últimos dois anos com restrições orçamentárias e de investimento, redução de quadro, e/ou perda de profissionais chave devido às incertezas, é hora de se preparar para surfar uma nova onda de crescimento.
E nesta nova largada, seja ela gradual ou mais rápida, as empresas que tiverem suas operações melhor preparadas poderão sair na frente e ganhar espaço.
Mas como estar preparado para essa retomada, garantindo a qualidade no provável aumento de demanda e aproveitando as oportunidades de ganho de eficiência?
Claro que isto vai depender do tanto que você teve de apertar o cinto, mas, de qualquer forma, a seguir listamos quatro ações que podem ajudar as áreas de operações a acelerar os resultados e colher os frutos dessa nova onda:

1. Faça uma força tarefa para redução do backlog:
O primeiro passo é ganhar um pouco de espaço de manobra para lidar com o crescimento da demanda, e isto pode ser obtido através de uma força tarefa na redução do backlog (para quem não conhece o termo, são os incidentes ou requisições abertos que ainda não foram solucionados). Esta redução deve ser significativa, preferencialmente superior a 20%.
Quer uma dica? Criar uma campanha, com a participação dos líderes de forma exemplificativa, e uma possível premiação para os top performers. O mais interessante é que estas forças tarefa permitam ainda identificar alterações de comportamento a serem incorporadas no dia-a-dia. Por exemplo, tickets de resolução mais rápida, que devem ser trabalhados até o fechamento, sem chaveamento.

2. Invista na gestão de problemas e causa raiz:
A análise de causa raiz é uma prática que deve ser regular, mas poucas operações já a exploram em sua plenitude. Afinal, entender a fundo as causas dos problemas que impactam a operação é a chave para evitá-los no futuro.
Uma atenção especial dos líderes e o deslocamento de excelentes técnicos para identificar os problemas mais recorrentes e buscar uma resolução definitiva certamente traz resultados. E o momento pré-retomada, conciliando com a atenção da força tarefa no backlog, pode ser bastante oportuno.

3. Mantenha a equipe motivada
Isto tudo depende de uma equipe motivada. Pode parecer óbvio, mas nesse momento, dê atenção especial ao clima da sua organização. Se o clima já está bom, somente a preparação para a retomada pode ser suficiente para gerar o momentum necessário. Mas se o clima não estiver tão positivo, principalmente por conta da perda de profissionais, um esforço extra será necessário. Muito cuidado no momento de repor as perdas, pois se neste momento forem trazidos profissionais de fora para as principais posições, a desmotivação pode aumentar. Algumas promoções recompensando quem ficou no barco, e com meritocracia percebida pela equipe, podem trazer um ânimo novo e motivação para todos. E neste caso você poderá até completar a equipe pontualmente com profissionais de fora que tragam um ingrediente novo. De qualquer forma, lembre-se de comunicar muito claramente o que pretende fazer, e como pretende fazer. Ter todos no mesmo barco será fundamental.

4. Esteja atento para a retomada dos investimentos
Estamos na reta final do ano, e sempre há aquela “sobra de orçamento” que pode ser destinada aos projetos de rápido retorno e que já estão prontos. Possíveis candidatos são os quick wins ou fases iniciais de projetos maiores, com escopo reduzido e objetivos claramente definidos. E para o orçamento 2017, certamente haverá uma grande disputa pela referência baixa gerada em 2016 e o represamento de vários projetos. Se você já prepara seus projetos com uma boa análise de retorno (ROI), não se esqueça de incluir uma visão de retornos de curto e médio prazo, além das medidas para reduzir riscos de atraso ou de subutilização dos resultados. A redução da percepção de risco pode ser um importante diferencial neste momento.
Ninguém gosta de crise. Certamente passamos por situações que preferiríamos evitar. Mas como já disse Horácio, “O fracasso descobre o gênio; o sucesso esconde-o”.
Portanto, lembre-se: o momento de retomada pós crise é uma das grandes oportunidades para se destacar. E quem estiver melhor preparado, poderá colher os melhores frutos de curto e médio prazo.

(*) É sócio e COO da Icaro Tech.