152 views 8 mins

Eu realmente preciso usar um serviço de VPN quando for viajar?

em Tecnologia
sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Você deve ter visto pessoas no Youtube e em toda a Internet falando sobre a importância de usar um serviço de VPN sempre que acessar uma rede Wi-Fi pública.

Mas às vezes pode ser um pouco confuso e você pode pensar que seria uma perda tempo e dinheiro contratar um serviço de VPN. Então, você pode estar se perguntando, eu realmente preciso de uma VPN para viajar?

No entanto, você nunca deve subestimar a relevância de uma boa ferramenta de VPN, uma vez que algumas delas podem realmente fazer a diferença e salvar você de situações imprevisíveis. Como mencionado, um serviço de VPN de alta qualidade como o Surfshark vem com tantos recursos que o tornam um companheiro de viagem perfeito.

Vamos ver por que você precisa de uma ferramenta de VPN para viajar e quais são as consequências que você pode enfrentar se não usar uma.

 Por que você precisa de uma VPN para viajar?

Redes Wi-Fi públicas não são seguras

Quando você está viajando, você depende de redes públicas para se conectar à Internet. Isso se tornou normal, já que a maioria das pessoas se acostumou com essas redes, que estão disponíveis em aeroportos, cafés ou shoppings.

O que torna este tipo de conexão perigosa é que os hackers podem facilmente atacar usuários desavisados que usam Wi-Fi público gratuito, porque os infratores sabem muito bem que este tipo de rede têm recursos de segurança limitados.

Essas redes públicas geralmente não são criptografadas e qualquer pessoa pode interceptar facilmente seus dados, o que inclui não apenas hackers, mas também o governo. Em lugares como aeroportos, isso pode resultar em atrasos porque você precisa passar por um processo alfandegário rígido.

Além disso, alguns países, incluindo a China, usam Wi-Fi gratuito em shoppings e cafés para implementar lentamente um filtro de Internet para monitorar a população. Embora normalmente você não perceba, as VPNs podem ajudar na criptografia de dados, incluindo seu endereço IP e informações pessoais.

Como resultado, ninguém pode dizer onde você está ao usar um Wi-Fi público e se você visitou ou não algum site com restrição ou bloqueado pelo governo.

  • Censura – Alguns países bloqueiam sites

Você pode achar isso um motivo um tanto estranho para usar uma VPN quando for viajar, mas, conforme mencionado, alguns países como a China não visam apenas usuários de Wi-Fi público gratuito ao aplicar filtros para censurar a Internet.

Além disso, esses governos bloqueiam sites que fornecem informações sobre questões sociais ou até mesmo páginas de estilo de vida.

A boa notícia é que um serviço de VPN eficaz poderá desbloquear facilmente qualquer site e permitir que você acesse o conteúdo, como plataformas de mídia social, como por exemplo o Facebook, Instagram e Twitter.

  • Restrições de Internet para viajantes

Outra razão importante pela qual a maioria dos viajantes usa VPNs é que esses serviços oferecem vários servidores que permitem aos usuários ocultar sua identidade online e sua localização, sem ter que se preocupar com restrições impostas pelo governo ou pelos administradores da rede que está sendo acessada.

Aqui estão algumas outras situações em que você pode ter que usar um serviço de VPN: Você precisa desbloquear o Skype, Google Maps ou Whatsapp quando está viajando para o exterior porque o aplicativo que você deseja usar não está disponível para alguns países.

Alguns aplicativos podem ser usados gratuitamente apenas se você fizer login com a localização do seu país (por exemplo, Netflix). Você deseja desbloquear determinados sites e aplicativos que são bloqueados pelo provedor de serviços de Internet que você está usando.

Você deseja largura de banda ilimitada e sem restrições para baixar torrents ou acessar sites e aplicativos de streaming de música e vídeos enquanto viaja.

Nessas situações, você pode precisar de uma ferramenta de VPN. Mas, é claro, existem muitos outros motivos para usar este tipo de serviço, principalmente se você está preocupado com sua segurança e privacidade.

Quais são as consequências de não usar uma VPN?

Depois de ler esta explicação, você certamente entendeu que não usar uma VPN pode levar a muitos problemas. Poderíamos falar longamente sobre problemas com seu provedor de serviços de Internet, roubos de dados, ataques de malware, hackers descobrindo informações confidenciais sobre você, como suas senhas.

No entanto, ainda existem algumas pessoas que não sabem sobre a importância do uso de VPNs, o que as torna um alvo fácil para ataques de hackers e malware.

Além disso, você provavelmente vai acabar pagando mais pela sua conexão com a internet porque a censura do governo pode fazer com que os ISPs implementem regras mais rígidas sobre os usuários, o que resulta em aumentos de preços.

Conclusão

Portanto, se você não quer arriscar sua segurança e enfrentar essas consequências e quer ficar seguro, é hora de instalar uma VPN imediatamente antes de usar a Internet em seus dispositivos. Na verdade, existem muitos outros motivos para que as pessoas que estão viajando usem uma conexão VPN.

É uma boa ideia sempre usar um serviço de VPN quando estiver viajando para evitar ser intimidado ou se encontrar em situações ainda mais problemáticas, como consequências legais. A sua privacidade e segurança online são agora mais importantes do que nunca.