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Sustentabilidade chegou para ficar na logística

em Tecnologia
quinta-feira, 19 de agosto de 2021

A sustentabilidade é uma questão cada vez mais debatida em diversos setores na nossa sociedade e nas empresas. Na área da logística, isso não é – ou pelo menos não deveria ser – diferente.

A logística sustentável é um conceito que visa promover a responsabilidade socioambiental no transporte de cargas. O tema tem sido “puxado”, principalmente, pela agenda ESG (sigla em inglês para as práticas ambientais, sociais e de governança) das grandes empresas que contratam prestadores de serviços de transporte, exigindo delas uma postura mais ecológica.

Hoje, empresas que operam de forma sustentável conseguem se destacar em meio a outras que não demonstram qualquer tipo de preocupação ambiental ou social.

Além disso, os consumidores cada vez mais valorizam esse tipo de iniciativa, o que acaba se tornando mais um motivo que mostra a importância da chamada “logística verde”.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, as empresas que adotam estratégias para uma logística sustentável se beneficiam de diversas maneiras.

Sustentabilidade tem a ver com um melhor uso de recursos, o que tem como consequência a redução de custos. Isso mostra o quanto as estratégias voltadas para a logística sustentável são positivas tanto para o planeta quanto para a gestão das empresas.

O transporte é uma etapa importante do processo logístico e que tem um grande peso para o meio ambiente por conta da emissão de carbono. Adotar medidas para reduzir essa emissão de poluentes é fundamental.

Uma outra medida importante é com relação à gestão de entregas. Quando ela é feita de forma eficiente, é possível otimizar rotas e a ocupação dos veículos. Assim, em um mesmo trajeto vários pedidos são entregues, reduzindo custos e a emissão de CO2 na atmosfera.

Uma forma de otimizar as entregas é adotar tipos de veículos diferentes de acordo com o tipo de mercadoria. Caminhões, motocicletas e carros menores possuem um consumo de combustível diferente e isso deve ser levado em conta na hora de definir qual irá realizar as entregas.

As reentregas frequentes são um bom exemplo disso. Cada destino que um motorista vai e não consegue efetuar a entrega representa uma rota desnecessária. Afinal, ele precisará retornar ao local em outro momento, consumindo mais combustível e emitindo mais gases.

Por fim, a logística reversa também tem um papel fundamental. Ela consiste no recolhimento de embalagens e itens após o fim de sua vida útil. Assim, esses produtos retornam para a empresa que os comercializa para que seja realizado seu descarte de forma correta, podendo ser reciclados ou até reutilizados.

As empresas não podem fechar os olhos para a sustentabilidade. Quem não se mexer vai ficar para trás, afinal, os consumidores estão cada vez mais procurando se informar sobre as marcas e empresas para adotar um consumo consciente. Hoje (ainda bem), isso é um fator de peso para uma decisão de compra.

(Fonte: Halley Takano, CEO da startup Comprovei).