82 views 6 mins

Sete passos essenciais para o sucesso da cultura DevOps nas empresas

em Tecnologia
terça-feira, 03 de agosto de 2021

Cultura proporciona agilidade, escalabilidade e geração de valor para as empresas, sendo fundamental para a transformação digital

Com a evolução tecnológica a todo vapor, as grandes empresas veem a necessidade de buscar constantemente por ferramentas e práticas que agreguem agilidade para proporcionar uma tomada de decisões mais estratégica e assertiva. Dentre as alternativas encontradas, está a cultura de DevOps, que alinha as frentes de desenvolvimento (Dev) e operações (Ops) em projetos ágeis, estruturados e simplificados. Uma pesquisa publicada pela Puppet Labs, confirma isso, inclusive. O levantamento afirma que 63% dos entrevistados que adotaram o DevOps em suas respectivas empresas conseguem entregar a demanda 30 vezes mais rápido e com melhor eficiência no resultado final.

Entretanto, André Rentes, sócio e Director of Services da Iteris, consultoria brasileira de serviços de TI, explica que implementar a cultura DevOps vai muito além da união dos times de desenvolvimento e operação ou da adoção de sistemas de automação. Mas sim, um fluxo contínuo de colaboração e adaptação. “O foco deve estar centralizado na melhoria dos processos e na transformação dos negócios, que requer análise de cenário e infraestrutura de cada empresa”, completa.

A pesquisa, produzida pela Puppet, também apontou que após a implementação da cultura, as empresas obtiveram seis vezes mais sucesso em seus software desenvolvidos, comparado a empresas com processos convencionais para o desenvolvimento de sistemas. Embora pareça simples na teoria, essa jornada no dia a dia requer um forte apoio da organização, e em muitos casos, uma mudança drástica na cultura empresarial. “Não há uma receita pronta para a implantação do DevOps, mas algumas práticas são capazes de nortear a experiência e agregar em resultados vantajosos”, ressalta André Rentes.

E para que as empresas implementem a cultura DevOps de maneira eficiente, Rentes destacou 7 principais passos que podem auxiliar neste processo. Confira:

Entenda o momento em que a empresa está. O primeiro passo é identificar o grau de maturidade da empresa para implantar a cultura DevOps. Nessa etapa, é preciso responder a algumas questões para começar a planejar o processo e as ferramentas que farão parte da operação, por exemplo: como é o processo atual e qual a cultura da empresa?

Defina como será o processo e os responsáveis pela operação. Encontrar e nomear os líderes que serão responsáveis pelas frentes de Desenvolvimento e Operação e quais os principais indicadores que nortearão o projeto é essencial para o sucesso do DevOps.

Espelhe os ambientes de produção e desenvolvimento. Ter acesso a ambientes de desenvolvimento idênticos aos de produção, criados com base em scripts da equipe de operações, oferece aos desenvolvedores um local real para que eles possam experimentar. Isso significa que a empresa cria um ambiente de testes contínuos, além de oferecer visibilidade aos desenvolvedores de como os servidores são provisionados e da arquitetura dos sistemas.

Utilize ferramentas adequadas para criar os primeiros pipelines. O DevOps tem como principal objetivo criar uma esteira (pipeline), no qual o código “passa” entre os ambientes de forma automatizada. Para essa criação, é ideal a utilização de ferramentas, como: Azure DevOps, GitLab, Jenkins, entre outras. Dessa forma, assegura-se que em todos os “passos” da esteira o código sejam implantados no ambiente de forma automática, além de ser também testado.

Foque ao máximo na automação. Esse é um elemento central do DevOps: A automatização dos processos em todo o ciclo de desenvolvimento de softwares. É justamente ela que permitirá ganhos importantes de agilidade.

Uma vez que os pipelines começarem a rodar, defina as regularidades para revisões do processo, como code review com o time de operações. Code review é um processo no qual os desenvolvedores revisam o código escrito, buscando padronizar e otimizar o trabalho de todos. O interessante aqui em relação ao DevOps é, além de otimizar as entregas, trazer o time de operação para analisar os impactos e aprimorar o processo de automação da esteira, por exemplo.

Invista em monitoramento e seja flexível. O que dá sustentação a uma implementação eficiente de DevOps é a capacidade de acompanhar e monitorar os ambientes e indicadores, com foco na melhoria contínua. Assim, é possível observar, aprender e se adaptar para alcançar os objetivos e proporcionar uma verdadeira transformação organizacional.