74 views 3 mins

Robôs coletam lixo hospitalar no HC de SP para evitar contaminação de profissionais da saúde

em Tecnologia
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Com um projeto inovador, a Siemens Digital Industries Software, líder em inovações de automação e digitalização, participou do desenvolvimento de um sistema robotizado para coleta de lixo hospitalar com o objetivo de reduzir o risco de contaminação da Covid-19 entre os profissionais que atuam na linha de frente no combate a Covid-19. O protótipo está sendo preparado para atender a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. A ação está sendo realizada em parceria com a SPI Integração de Sistemas e o Instituto de inovação do Hospital (Inova-HC).
Com o aumento do número de casos de internação pela doença ao longo do ano, houve também um aumento exponencial do consumo de equipamentos de proteção individual (EPIs) nos hospitais, resultando em uma grande quantidade de resíduos potencialmente perigosos para as equipes médicas. Desde o início da pandemia, mais de 257 mil profissionais de saúde já foram contaminados pelo novo coronavírus no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
“Foi pensando nesses profissionais que decidimos unir forças e desenvolver um sistema inteligente, capaz de eliminar a necessidade de interação humana com resíduos possivelmente infectados pelo novo coronavírus”, diz Daniel Scuzzarello – VP de Vendas e Country Manager da Siemens Digital Industries Software. Segundo o executivo, o projeto foi criado por meio da solução Process Simulate, em 3D. “Uma plataforma capaz de realizar simulações complexas, aberta e de fácil uso para modelar, executar e analisar inúmeras variáveis”, diz.
O protótipo se baseia na adaptação de um robô colaborativo que já era utilizado em fábricas para solda e encaixotamento e manuseio de materiais, que foram equipados com uma série de sensores inteligentes. “A plataforma da Siemens reúne as múltiplas tecnologias envolvidas no projeto, como Machine Learning, Simulações 3D, IoT e Robótica. Neste novo projeto, contêiner inteligentes de resíduos nos leitos da UTI avisam o robô que o lixo precisa ser recolhido, o protótipo se movimenta até o leito, recolhe o saco com os resíduos e o leva até outro local, depositando em um novo robô de acúmulo”, explica Elcio Brito, diretor de tecnologia da SPI Integração de Sistemas.