A Jitterbit, líder em automação inteligente, integração e IA responsável, revelou hoje que a era dos projetos-piloto de IA autônoma chegou ao fim, com 78% dos projetos de IA gerando valor real para os negócios. Apesar desse sucesso moderado, impressionantes 95% das empresas ainda aguardam para expandir seus projetos, devido a crescentes preocupações com a segurança.
O maior obstáculo entre as organizações e a empresa autônoma não é mais o diretor financeiro (CFO), mas sim o diretor de segurança da informação (CISO). Essa é uma das principais conclusões do estudo AI Automation Benchmark Report da Jitterbit.
“As organizações já perceberam o valor; agora elas só precisam escalar levando em consideração a responsabilidade e a segurança da IA — especialmente considerando a proliferação e a contaminação de agentes como ameaças reais para as empresas de hoje”, disse Bill Conner, presidente e CEO da Jitterbit.
Quase metade (47%) afirma que a “responsabilidade da IA” (que engloba segurança, auditabilidade e mecanismos de proteção) é agora o fator mais importante na avaliação de novas ferramentas. Para organizações “agentes e orquestradas” com foco em IA, esse número sobe para dois terços. Por outro lado, apenas 15% dos líderes de TI entrevistados descrevem o “orçamento” como um desafio significativo.
IA Ética: garantindo a transparência e responsabilidade no uso de IA – Jornal Empresas & Negócios




