124 views 6 mins

Plataforma garante personalizar e criar soluções digitais para os negócios com pouco ou nenhum conhecimento em TI

em Tecnologia
quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023

A transformação digital dos negócios já é uma realidade, e com isso cresce cada vez mais as opções de soluções para gestão, assim como novas aplicações e ferramentas.  Acompanhando essa jornada cada vez mais digital das empresas, há também a busca intensa por profissionais de TI, área que ainda sofre com a escassez de especialistas qualificados. Para facilitar a atuação de pessoas com pouco ou nenhum conhecimento na área de programação, empresas de tecnologia oferecem soluções chamadas de plataformas No-Code (NCP) e Low-Code (LCP).
 
Soluções No-Code e Low-Code são basicamente uma forma de criar novos sistemas e aplicativos com uma programação básica, com baixa necessidade de conhecimento sobre códigos e estruturas de programação. A Senior Sistemas, empresa de tecnologia para gestão, oferece essa facilidade por meio da X Platform, uma plataforma de inovação que tem como objetivo oferecer diferentes ferramentas para desenvolvimento de soluções para seus clientes.
 
Ao fazer uso de uma plataforma low code e no-code como a X Platform, usuários ganham o poder de digitalizar seus processos e podem desenvolver as mais diversas funcionalidades, como coleta de assinaturas de forma eletrônica e criação de robôs de autoatendimento, entre outros fluxos, tudo dentro de uma só plataforma.
 
Uma companhia que não utiliza ferramentas low code, e nem possui profissionais voltados para a área de TI, gasta um tempo valioso dos colaboradores com operações manuais.
 
“Ao optar por uma plataforma low code, viabilizamos aos profissionais que não são da área de TI a possibilidade de desenvolver suas próprias soluções sem depender da área de sistemas, escalando a digitalização da empresa e desonerando o time técnico”, explica Daniel Braz, líder da unidade da X Platform da Senior Sistemas.

Como as ferramentas low code funcionam no dia a dia da empresa?
Atualmente a Senior Sistemas oferece em sua X Platform 3 produtos importantes para a gestão digital das empresas:  BPM, para   desenvolver desde fluxos simples sem necessidade de codificação até processos complexos e com integração, sendo que essas integrações em vários casos ocorrem sem necessidade de conhecimento técnico usando a feature de Conectores; BOT, robôs que podem ser criados para atender tarefas automatizadas; e Analytics, aplicação de dados de forma inteligente para ganhos de visão geral do negócio, usado especialmente em momentos de tomada de decisão.
 
É natural em nossa atualidade que as empresas tenham como hábito a necessidade de digitalizar os documentos. Com o X Platform é possível criar um acervo virtual desses documentos e aprimorar o compliance da empresa, além de coletar assinaturas digitais. 
 
“Hoje entendo que a empresa que não usa as ferramentas low code está um passo atrás das demais. Inovar e automatizar processos é uma tendência do mercado. O investimento em uma plataforma unificada de ferramentas low code, é o caminho em direção ao sucesso nos negócios”, explica Daniel Braz.

Versão Beta | Inteligência artificial No-Code
À medida que se avança na automação e digitalização dos processos surge a necessidade de adicionar inteligência as etapas de tomada de decisão e o uso de Inteligência Artificial é um aliado importante. Porém, além desse profissional ser escasso no mercado, o custo para manter um time com essas skills não se torna viável. Pensando nisso, a Senior está disponibilizando em versão Beta uma funcionalidade de Aprendizado de Máquina No-Code no Senior X, que é a base tecnológica do X Platform. O trabalho está em fase de validações, e é um projeto que foi idealizado e concebido no Laboratório de Pesquisa Aplicada da Senior, o Senior Labs.
 
Conheça mais sobre o projeto: Como a Senior Sistemas criou uma plataforma de Aprendizado de Máquina No-Code utilizando AWS | O blog da AWS (amazon.com)
 
“Para a construção do produto de Aprendizado de Máquina No-Code, a Senior priorizou a elaboração de uma API hospedada inteiramente na AWS utilizando serviços com o conceito serverless, visando, além da escabilidade e disponibilidade oferecidas pela nuvem AWS, a flexibilidade para alteração da arquitetura conforme a evolução do projeto”, reforça Evandro Pires, líder de tecnologia da Senior Sistemas.