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Tecnologia 11/01/2017

em Tecnologia
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
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Tecnologia: quando a economia pode resultar em prejuízo

Sem o investimento correto os prejuízos podem ser altos e acabar por gerar demissões, perda de capital, e em alguns casos, até a quebra da empresa

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Fernando Henrique Feitosa (*)

Para que serve o backup na nuvem? Você precisa disso ou é só mais uma modinha inventada pelas empresas para vender um novo produto? A utilização de computação na nuvem, refere-se à utilização de computadores que estão alocados em um local físico, no entanto o usuário irá somente ter acesso aos recursos disponibilizados por meio de internet. Elas armazenam tudo, como registros pessoais, informações empresariais, sistemas, backup e tudo o que antes poderia ser apenas armazenado em locais físicos.

Muitas empresas contam com o serviço de alta disponibilidade, mas quando questionadas sobre backup ou recuperação de dados, a resposta é sempre muito vaga. Na verdade, como sabemos, existem diversas possibilidades que podem levar as suas informações por água abaixo em milésimos de segundo e não se pode desconsiderar isso. Ter um backup, na teoria, seria o suficiente para você recuperar o seu banco de dados, mas o mesmo precisa ser encontrado íntegro. Utilizando a nuvem, é possível contar com soluções de recuperação e até mesmo servidores distintos que possam receber esses arquivos e aplicar em um servidor secundário, mantendo assim uma cópia do ambiente em outra área sem a necessidade de compra e configuração de uma nova estrutura.

É comum vermos empresas que querem “economizar” acreditando que algo assim nunca irá ocorrer. Porém, quando ocorre, os prejuízos são altos e em sua maioria acabam por gerar demissões, perda de capital e, em alguns casos, até a quebra da empresa. Sendo assim, o valor a ser pago pelo serviço não deve ser levado em consideração somente em serviço.

A utilização de computação na nuvem veio para facilitar e, na maioria dos casos, para reduzir custos nas empresas e na mão de obra para gerenciamento. Cada vez mais é utilizada e a tendência é que, em um futuro próximo, tudo esteja centralizado na nuvem. Infelizmente um dos pontos negativos das soluções de nuvem no Brasil ainda é a internet. Porém, a cada dia podemos notar que os benefícios são muito maiores e que, sim, devemos avaliar a utilização da nuvem de acordo com o ambiente e com os planos de migração e redução de custos.

(*) É executivo da DBACorp (www.dbacorp.com.br)

Smartphone BlackBerry premium com teclado

A TCL Communication Technology Holdings Ltd. (“TCL Communication”) disponibilizou uma apresentação prévia de seu novo smartphone BlackBerry premium com teclado na International Consumer Electronics Show (CES), sendo o seu primeiro produto com relação ao seu acordo de licenciamento de longo prazo com a BlackBerry, incluindo a marca e o software de segurança.
O novo smartphone BlackBerry é projetado com três atributos principais em mente: segurança, produtividade e confiabilidade. Ele traz uma incomparável segurança móvel e conhecimento especializado em software para oferecer a segurança mais completa disponível para um smartphone Android. O característico teclado BlackBerry e inúmeros aplicativos como o Hub+, permitem produtividade para usuários comerciais e profissionais. E com a excelência do seu design de hardware, ele possui uma durabilidade genuína.
“Na TCL Communication, estamos comprometidos a criar os melhores produtos Blackberry para consumidores e usuários corporativos”, disse Nicolas Zibell, diretor executivo da TCL Communication.

Telefonia sofre com os tempos de chuva

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As chuvas são sempre bem vindas, porém também são preocupantes quando se fala em energia, telefonia e claro, internet. Ficar qualquer tempo que seja sem estar conectado pode trazer consequências para os negócios, como impedir de fechar um contrato com um cliente, ou ainda ficar de fora de alguma concorrência por não responder no tempo hábil. E em tempos de crise, convenhamos, essa situação não seria nada boa.
Tudo isso ocorre porque a estrutura em nosso país é precária e há falta de fiscalização. Sem os investimentos necessários nestes dois pontos, não há como empresas de telefonia manterem a qualidade de seus serviços. Ainda pode ficar pior, pois as fortes chuvas e os raios podem danificar aparelhos e trazer mais prejuízos financeiros. Mas o que o cliente e as empresas prestadoras deste serviço podem fazer para amenizar os problemas e terem menos dor de cabeça?
Primeiro, é importante salientar que essas questões abrangem diversos fatores. Um ponto essencial é que a construção onde esteja localizada a companhia ou moradia conte com uma boa instalação elétrica e equipamentos adequados para se evitar mais prejuízos. É possível encontrar no mercado equipamentos que auxiliam na proteção contra descargas elétricas, mas o preço nem sempre é um atrativo para o comerciante. Outro ponto que ajuda a preparar-se para estes casos é verificar se a empresa prestadora de serviço possui um trabalho que ofereça manutenção mensal, onde estão inclusas ações emergenciais e equipamentos de backup, como poucas hoje no mercado oferecem.
Da parte da prestadora dos serviços corporativos, é essencial que se tenha uma assessoria preparada para estes tipos de pane e que tenha segurança para tal, agindo imediatamente na reparação dos problemas apresentados na corporação. Nem sempre a solução é rápida, pois pode necessitar de reparos específicos e minuciosos, que somente uma equipe bem organizada e estruturada poderá resolver com maior facilidade.
O ideal é orientar as empresas sobre como elas poderiam agir em determinadas situações. São pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença na hora de renovar o contrato ou conquistar uma boa posição frente ao mercado quando for comparado à concorrência. É preciso quebrar o pensamento de que chuvas e tempestades são problemas, afinal as companhias necessitam de energia e telefonia e nunca devem ser “deixadas na mão”.

(Fonte: Robson Costa, diretor do Grupo Encanto
Telecom http://encantotelecom.com.br).

Site de relacionamento para pessoas a partir de 40 anos cresce 103%, mesmo em um ano de crise

O Coroa Metade (www.coroametade.com.br) é voltado para pessoas maduras, a partir de 40 anos, que procuram na Internet alguém com valores e objetivos semelhantes. Em quatro anos de existência, o site chegou à marca de 42 casamentos realizados. “A idade torna as pessoas mais seletivas”

O site é procurado basicamente por homens e mulheres que não têm tempo a perder em encontros sem sentido, mas que ainda acreditam que é possível encontrar a sua coroa metade”, conta Airton Gontow, idealizador e diretor do site. No final de 2015, o site se tornou responsivo (completamente utilizável por dispositivos móveis). Em um ano, cresceu de 92 mil para 187 mil cadastros. “Chegamos a um crescimento de 103%, mesmo em um ano muito difícil”, afirma o diretor do Coroa Metade.
O site Coroa Metade (www.coroametade.com.br), voltado para pessoas a partir dos 40 anos, chegou em quatro anos (completados no dia 22 de novembro) à marca de 187 mil cadastros e 42 casamentos realizados. O Coroa Metade foi criado por Airton Gontow com base na sua história* pessoal e também nas histórias de amigos que estavam solteiros ou separados aos 40 anos e vivenciaram as dificuldades para se encontrar pessoas para uma relação estável. “Já temos 84 pessoas que saíram do site porque encontraram um parceiro ou parceira! Isso sem contar as pessoas que saíram do site e não disseram o motivo. É gratificante. Digo sempre que devo ser um caso raro de empresário, porque festejo a cada cliente que perco”, afirma Gontow.
No final de 2015 o site passou a ser responsivo (completamente utilizável por dispositivos móveis). “No ano passado, o mobile ultrapassou o desktop para acessos à internet nos principais mercados do mundo. As pessoas teclam e conversam pelo mobile nas mesas, nos parques e mesmo caminhando na rua. Não querem esperar chegar em casa para se conectar. E o público maduro não é diferente disso”, diz Gontow, que acrescenta: “Nós do Coroa Metade nos beneficiamos desse movimento com uma plataforma plenamente adaptada para essa utilização”. De acordo com Gontow, além de se tornar responsivo, o site se tornou mais moderno e ágil. Segundo o diretor do site, as expectativas com as novidades são as melhores possíveis. “Em um ano, o número de cadastros aumentou de 92 mil para 187 mil pessoas). Chegamos a um crescimento de 103% de usuários, mesmo em um ano bem difícil para a economia do País”, afirma.
Gontow projeta um crescimento de 300% para o ano de 2017. “Além das mudanças na economia do País, em abril lançaremos um aplicativo, o que atrairá mais usuários para o site”, afirma, acrescentando que um dos grandes desafios do Coroa Metade é atrair um número maior de homens: “temos hoje 38% de homens e 62% de mulheres. Isso porque quando uma mulher gosta do site, ela conta para dez ou mais amigas. Já o homem não conta para ninguém. E não é por medo de concorrência, mas por temor sobre o que o amigo dirá. Tem receio que o amigo diga: ‘Cara, você é um banana? Precisa de um site para conhecer mulher? Deixa que eu te ensino como é que se chega em uma mulher!’ Além disso, de maneira geral, a mulheres entram no site quase todos os dias e os homens só uma ou duas vezes por semana”, conta o diretor do site.
O Coroa Metade segue o modelo de matchmaker, sites de encontros, surgidos nos EUA, onde as pessoas preenchem amplos cadastros antes de começar a teclar. O objetivo é traçar o perfil pessoal do eventual parceiro (a) e assim aumentar as chances de encontrar alguém que realmente valha a pena.
O cadastro no site é gratuito, mas existe uma assinatura (conta Premium) que dá diversas vantagens, como acesso ao chat, aparecer antes nas buscas, saber quem viu o perfil e se comunicar com todos os usuários do site, mesmo com quem não é pagante. O preço da assinatura mensal do Coroa Metade vai de R$ 18,90 a R$ 37,90, dependendo do prazo e forma de pagamento. A assinatura de apenas um mês sai por R$ 37,90. A trimestral sai por R$ 74,70 (em até 3 X de 24,90 com cartão de crédito) e a semestral à vista por R$ 113,40 (que equivale a R$ 18,90 por mês, ou seja, 50% de desconto em relação ao preço da assinatura mensal) ou R$ 125,40 a prazo (em até 6 X de 20,90, com cartão de crédito). O site dá de presente a “degustação” da assinatura por uma semana.
O nome Coroa Metade foi uma grande sacada, por resumir em duas palavras o objetivo do site e, claro, remeter à conhecida expressão “procuro pela minha cara metade”. Mesmo assim, Gontow só decidiu que esse seria mesmo o nome após meses de exaustivas pesquisas de opinião em diferentes lugares de São Paulo e Porto Alegre, sua cidade natal. “Vimos que algumas pessoas não querem ser chamadas de coroas, mas o nome teve 84% de aprovação. Foi a informação que precisávamos para lançar o site. De maneira geral, as pessoas percebem que é um nome carinhoso e, acima de tudo, hoje a moda não é esconder a idade, mas mostrar que tem saúde e qualidade de vida, na idade que a pessoa tem”, afirma.
“Constatamos também, em nossas pesquisas e encontros realizados com grupos que têm o perfil do site, que a idade torna as pessoas mais seletivas. O site é procurado basicamente por homens e mulheres que não têm tempo a perder em encontros sem sentido, mas que ainda acreditam que é possível encontrar a sua coroa metade”, conta Gontow, que acrescenta: “Buscamos garantir aos nossos usuários a oportunidade de conhecer com discrição, foco e privacidade pessoas interessantes, com os mesmos valores e objetivos, para compartilhar a dois os grandes momentos da vida”.

Números gerais do site Coroa Metade
187 mil cadastros;
42 casamentos realizados.
38% de homens
62% de mulheres