115 views 5 mins

Os mitos e as verdades que rondam a hospedagem de sites

em Tecnologia
quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Escolher uma hospedagem de sites pode ser uma tarefa difícil para quem não tem familiaridade com a área de TI ou de desenvolvimento. Isso porque, em uma era que vivemos constantemente conectados à internet, desconfiar de serviços online se torna cada vez mais comum. Uma hospedagem nada mais é do que um local online onde é guardado (ou melhor, hospedado) um site.

Ela possibilita que uma grande variedade de conteúdo seja alocado em um só lugar, que, ao final, juntos irão formar um site único, sendo uma forma de enriquecer sua marca e mostrar para seus clientes tudo aquilo que você está oferecendo. “A hospedagem é uma solução completa para criação e administração de sites, desde os mais simples até complexas aplicações, de acordo com cada tipo de negócio.

Hoje em dia, entendemos que para construir uma boa presença digital, é necessário ir além apenas do uso das redes sociais, é preciso também contar com ferramentas profissionais, como um site, e-mail e canais de comunicação com o seu cliente’’, afirma Raquel Dalastti, head de produtos na Locaweb. Pensando nisso, Raquel separou os 6 principais mitos e verdades sobre a hospedagem. Confira:

1 – Hospedagens compartilhadas não são uma boa opção – MITO – As hospedagens compartilhadas são uma boa opção para sites que possuem tráfego moderado e linear. Além disso, elas focam de modo mais genérico no público, focando em extrair maior rentabilidade e não em performance.

2 – Um site reforça ainda mais a credibilidade e autoridade de uma pequena empresa – VERDADE – Pois ele é o principal cartão de visita da empresa na internet. Possibilitando também mais visibilidade, alcance e novas oportunidades de negócios, uma vez que é possível trabalhar diversas estratégias de marketing digital como produção de conteúdo para atrair e fidelizar novos clientes.

3 – Quanto mais caro a hospedagem melhor ela vai ser – MITO – O que vai definir a qualidade da sua hospedagem são os recursos que você precisa que ela tenha. Não necessariamente o produto mais caro do mercado será o melhor para o seu projeto. Porém, é preciso ficar atento às suas demandas, existem sim hospedagens gratuitas disponíveis atualmente, mas elas são mais recomendadas para testes ou para aprendizado.

4 – Qualquer site pode ter um espaço só seu na nuvem – VERDADE – Questões que giram em torno da nuvem ainda são complexas e nem sempre levadas em consideração pelo empreendedor na hora de fazer a sua hospedagem, porém, ter um espaço só seu na internet possibilita inúmeras vantagens, além disso mostra uma preocupação maior com a presença online do negócio.

5 – Só desenvolvedores profissionais são capazes de criar sites – MITO – Qualquer um pode criar um site. Atualmente contamos com plataformas interativas e fáceis de mexer em um estilo “faça você mesmo” e que possibilita a criação completa de um site de forma rápida e que atende a maioria das necessidades de um site.

6 – É importante analisar bem o tipo de hospedagem antes de adquirir uma – VERDADE – Esse é um dos principais fatores que devem ser analisados. Por exemplo: um restaurante e uma loja varejista são negócios distintos, sendo assim, ao criar um site, as demandas de cada um também serão diferentes. É preciso fazer uma análise aprofundada sobre quais as suas expectativas a serem sanadas com aquele site e qual é a hospedagem que melhor vai entender elas. – Fonte e outras informações: (www.locaweb.com.br).