85 views 3 mins

Mais de 15 mil certificados digitais já foram emitidos pelo Sigepe

em Tecnologia
terça-feira, 29 de junho de 2021

Mais de meio milhão de servidores públicos federais de todo o país já podem obter certificados digitais de forma rápida e sem a necessidade de comparecimento presencial para comprovação da identidade. A emissão simplificada é feita pelo Sigepe, Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, que pode ser utilizado para consultar prévias de contracheque e marcação de férias, além de outros serviços. Mais de 15 mil certificados já foram obtidos por meio do sistema.

“É uma ampliação significativa do acesso a certificados digitais, já que atualmente não há uma rede capaz de atender a todos os servidores que necessitam da identidade virtual no interior do Brasil”, destaca o gerente do Serviço de Certificação Digital do Serpro, Pedro Motta. Tudo é feito de forma 100% online, sem nenhum uso de papel, utilizando as informações cadastradas no Sigepe, com autorização da chefia imediata ou do grupo de autorizadores do órgão, gerando aos órgãos públicos uma economia de custos estimada em 70%.

O Certificado Digital é basicamente uma carteira de identidade eletrônica que possibilita a troca segura de informações na internet. O agente de registro é quem realiza a autenticação dessa identidade, seja para um indivíduo ou uma organização. Diversos tipos de documentos podem ser assinados e enviados com o certificado, que contém os dados do seu titular, como nome, CPF e data de nascimento. A tecnologia também permite o acesso seguro a sistemas governamentais e empresariais.

Como as manifestações dos órgãos da administração possuem fé pública, a figura do agente de registro pode ser substituída pelo próprio chefe do solicitante ou, ainda, por uma banca de autorizadores instituída pelo órgão. A segurança do procedimento é reforçada pela utilização do Sigepe, que registra cada etapa do procedimento. Para que o órgão possa emitir o certificado, é preciso realizar um contrato específico com o Ser

Se você é servidor público federal e precisa de certificado digital para exercer suas atividades, acesse o tutorial online e confira o passo a passo para a emissão. Se o seu órgão ainda não possui contrato para emissão via Sigepe, o representante pode entrar em contato com o Serpro pelo e-mail: ([email protected]) – (AI/Serpro).