150 views 2 mins

Os impactos do 5G na segurança pública é destaque no maior evento do setor

em Tecnologia
terça-feira, 22 de março de 2022

Autoridades públicas, agentes das polícias de diferentes corporações e participantes da sociedade civil puderam acompanhar e conhecer, com detalhes, alguns dos temas mais relevantes na área de inovação, aplicado ao setor de segurança pública no país, o 5G. Em palestra inédita, com o tema “Tecnologia 5G e seus impactos na segurança pública” o ministro das comunicações Fábio Faria, destacou que o futuro das cidades conectadas e o uso de imagens em tempo real pelas polícias, seja com a adoção de câmeras de reconhecimento facial e sistemas de Inteligência Artificial (AI) logo será uma realidade para a maioria das cidades brasileiras de médio e grande porte.
“Nossa estimativa é que as capitais brasileiras, como Florianópolis, já possam experimentar a velocidade de conexão 100 vezes mais rápida, ainda em 2022. A tendência é que muita da nossa operação mude quando pudermos conectar carros, uniformes, locais públicos e até mesmo viaturas, como a tecnologia das redes 5G permitirá muito em breve. Veremos coisas (máquinas) conversando com máquinas e trocando informações que vão combater o crime”, adiantou o ministro, revelando detalhes sobre experiências que tem observado em países como Israel e Estados Unidos da América (EUA).
“Depois do leilão do 5G, agora é o momento de planejar políticas que auxiliem os agentes de segurança pública na ponta. Dos R$ 47 bilhões obtidos pelo governo federal com a operação do leilão, R$ 42 bi serão dedicados exclusivamente a este tipo de investimento. É uma notícia muito otimista para colocar o Brasil na dianteira de uma segurança pública de primeiro mundo e muito mais eficiente”, garantiu.
Monitoramento eletrônico, domótica e robótica, Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), reconhecimento facial, biometria, escaneamento corporal e de bagagem, central de operações multi-tela e câmeras de alta-definição com acionamento autônomo entre outras tecnologias da Indústria 4.0 estão entre os destaques. Inscrições: http://www.copinternacional.com