59 views 2 mins

Microlearning é chave para superar desafios nos treinamentos de compliance

em Tecnologia
terça-feira, 02 de abril de 2024

Os treinamentos de compliance são essenciais para as empresas por diversas razões. Eles ajudam a evitar penalidades legais, como multas e sanções, e preservam a reputação da instituição, promovendo uma cultura organizacional baseada em integridade e ética.

Apesar dos benefícios claros, as empresas enfrentam diversos desafios ao implementar treinamentos de compliance. Um dos principais é a falta de engajamento dos colaboradores, muitas vezes devido à percepção de que os treinamentos são tediosos ou irrelevantes para suas funções.

O excesso de informação é um desafio adicional na implementação dos treinamentos. Às vezes, há tanta coisa para aprender que as pessoas ficam cansadas. Por isso, é importante não só pensar na quantidade de treinamentos disponíveis, mas também na maneira como são apresentados. É fundamental tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente para os colaboradores.

Para enfrentar esses desafios, as empresas podem recorrer ao Microlearning, uma forma de ensino que transmite conhecimentos de maneira rápida, direta e altamente focada. Estudos indicam que ele é 17% mais eficiente que os métodos tradicionais de aprendizagem. Por isso, é fundamental investir em treinamentos que adotem essa abordagem para oferecer uma experiência de aprendizado envolvente e bem aceita pela equipe.

A clickCompliance, startup que desenvolve soluções de compliance, disponibiliza nove treinamentos prontos em formatos de Microlearning. “Tão importante quanto fornecer treinamentos é garantir que eles realmente produzam resultados no dia a dia. Afinal, eles não apenas reduzem potenciais processos judiciais, mas também aumentam a conscientização sobre os riscos, impulsionando, consequentemente, a produtividade”, destaca Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance

Com conteúdo em animação, certificados compartilháveis, indicadores de desempenho e muito mais, os colaboradores possuem a chance de aprender sobre tópicos essenciais do programa de compliance, como ESG, combate ao assédio e discriminação, diversidade & inclusão, segurança da informação e proteção de dados (https://clickcompliance.com/).