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Como transformar sua empresa em um negócio internacional

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terça-feira, 29 de junho de 2021

Você já pensou em internacionalizar a sua empresa? Acha que só os grandes empresários conseguem levar o negócio para outros países? Não é bem assim, mesmo em um cenário econômico brasileiro mais complicado e com projeções não muito otimistas.

“Quem empreende no Brasil consegue empreender em qualquer lugar, levando em conta todas as dificuldades enfrentadas aqui. Vemos muitos pequenos e médios empreendimentos apostando, e dando certo, no exterior”, afirma Emanuel Pessoa (*). Segundo ele, os nichos com maior possibilidade de sucesso com a ramificação internacional são os de inovação, com soluções escaláveis, e de áreas que já contam com produtividade comparável à de países desenvolvidos.

Com relação à atual situação econômica do Brasil, Emanuel explica que isso pode até se tornar uma vantagem. É um cenário propício para se pensar na internacionalização das empresas, já que os mercados de fora irão encolher menos este ano e avançar mais rápido do que o brasileiro. Isso significa que a receita doméstica deve cair, tornando mais atrativo obter receitas no exterior, principalmente em função da força do dólar.

Como internacionalizar a sua empresa? – Existem duas principais formas de levar um negócio para fora do País: via exportação ou operação in loco. A exportação tende a ser menos atrativa, pois, nesse caso, o empresário se depara com a desconfiança externa em relação aos produtos e serviços e ainda há os trâmites burocráticos e tributários para enviar a mercadoria ou o serviço para fora. Por isso, é melhor que as empresas optem pela operação in loco, abrindo filiais ou novas empresas em outros territórios para produzir localmente.

Que país não quer receber investimentos externos? – Os governos sabem que novas empresas geram emprego e renda. A maioria dos países, inclusive, nem exige um sócio local. O processo não é dos mais complicados, porém, é fundamental ser acompanhado por bons profissionais, com uma assessoria que consiga dar o amparo legal para uma empresa operar fora do País.

Hoje há pouca gente que realmente sabe tocar a internacionalização de uma empresa. Para as empresas, é um investimento que vale ser feito, principalmente neste período que estamos vivendo, em que quase todo o resto do mundo vai caminhando para uma recuperação acentuada. Não é uma aposta, mas uma certeza.

(*) – É Mestre em Direito pela Universidade de Harvard, Doutor em Direito Econômico pela USP e Certificado em Negócios de Inovação pela Stanford Graduate School of Business. É vice-presidente do Harvard Club of Brazil.