116 views 4 mins

Internet via satélite: 4 dicas sobre esse tipo de serviço no Brasil

em Tecnologia
quarta-feira, 02 de setembro de 2020

A conexão via satélite se destaca por levar internet de qualidade para lugares que sofrem com falta ou instabilidade de sinal. O serviço tem como premissa atingir todo o território brasileiro, que evidenciou a deficiência nesse aspecto durante a quarentena. Segundo pesquisa do IBGE, 46 milhões de pessoas não têm acesso à banda larga, o que representa 25% da população do país.

Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos – site que reúne todos os planos de internet, celular, TV e telefone em um só lugar -, explica o que é necessário para a operação do serviço. “Para funcionar, a internet precisa de um satélite que esteja em órbita e se comunique com os servidores, fazendo conexão com os equipamentos instalados nas empresas e residências. Também é necessário ter uma antena parabólica e um modem para captar o sinal”, afirma.

O especialista dá dicas sobre o funcionamento desse tipo de serviço:

  1. Internet com velocidade rápida – Baixar arquivos é mais fácil com a tecnologia via satélite, pois os downloads são concluídos rapidamente. Também é possível navegar em diversos sites ao mesmo tempo sem enfrentar problemas com a internet travada ou lenta. Mas apesar de apresentar alta velocidade, a conexão via satélite tem uma latência maior — ou seja, seu recebimento e envio de conteúdo tendem a levar mais tempo.
  2. Maior abrangência – Como o satélite não se desloca, o sinal é mais abrangente e pode ser utilizado com boa qualidade, no mundo todo. Inclusive, é possível se conectar em locais de difícil acesso para cabos ou internet de fibra, como montanhas e áreas desérticas. Estes satélites, por exemplo, estão trazendo banda larga para alguns dos locais mais remotos e difíceis de alcançar no mundo, incluindo a região amazônica do Brasil – onde cabo, fibra e celular não têm condições de serem implantados.
  3. Tecnologia mais resistente – Por ter menos aparatos em solo, a internet via satélite é mais resistente a adversidades climáticas, como chuvas fortes e ventanias, assegurando uma melhor qualidade de serviço nesses momentos. Entretanto, por conta da transmissão de dados ocorrer na direção do céu, as ondas de rádio geradas pelo satélite são suscetíveis a interferências climáticas.
  4. Conexão wi-fi – Algumas empresas já oferecem a instalação do wi-fi gratuitamente, junto com o pacote de dados. O consumidor pode criar redes internas em casa e usar repetidores para potencializar o sinal e acessar a internet de qualquer cômodo de casa. Vale ressaltar que a maioria dos planos via satélite funciona no sistema de franquias, com um valor de dados a serem usados por mês.

Fnte e mais informações: (https://portaldeplanos.com.br/).