99 views 57 secs

Iniciativa para que engenheiros de software não participem de reuniões à tarde

em Tecnologia
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Depois de instituir, no segundo semestre de 2020, um dia na semana livre de reuniões para todos os funcionários terem mais tempo para desenvolver projetos, a Intuit QuickBooks https://quickbooks.intuit.com/br/ volta a sugerir mudanças na agenda de trabalho. A partir de agora, a fintech americana desenvolvedora de software de gestão para pequenas e médias empresas e empresas de contabilidade propõe que os seus profissionais de tecnologia não marquem ou participem de reuniões no período da tarde.
A iniciativa, aplicada em todos os países em que a Intuit atua, vale para o período após às 13h. O objetivo é que todos os profissionais de tecnologia consigam ter, pelo menos, 4 horas de foco ininterrupto para desenvolver as tarefas do dia a dia.
“É uma decisão extremamente corajosa que já deve apresentar resultados nos próximos meses”, prevê Felipe Kurkowski, gerente da área de engenharia de software da Intuit QuickBooks no Brasil. Para ele, “a proposta vai ajudar a viabilizar inovações para o cliente de maneira mais rápida e precisa”, explica.
A decisão é reforçada por uma série de estudos internacionais https://www.ironistic.com/the-cost-of-distractions-on-developers/ que defendem que o trabalho de engenharia de software exige blocos longos de concentração e que, quanto menos distrações existirem no período, maior a produtividade e melhor a entrega de resultados.