75 views 2 mins

Entrevistas por vídeo

em Tecnologia
quinta-feira, 16 de abril de 2020

As entrevistas virtuais devem ser guiadas pelas mesmas regras que as presenciais, passando, obviamente, por uma boa triagem dos currículos, mais com cuidados extras, como se assegurar que está com uma conexão de internet estável e posicionado em um ambiente calmo e silencioso.
Abaixo algumas dicas para usar essa modalidade de forma efetiva:

1- Priorize as chamadas de vídeos para observar a linguagem corporal
As chamadas de vídeo são importantes tanto para observar a linguagem corporal, quanto a eloquência e a clareza na expressão das ideias do candidato, sendo possível identificar suas reações e se está mentindo ou aumentando algo.

2- Considere a vestimenta do candidato
O modo de se vestir diz muito sobre o fit do candidato com a empresa. Em uma entrevista online, ele deve se vestir da mesma maneira que em uma entrevista presencial.

3- Avalie a interação
Não é porque a entrevista será feita de maneira virtual que só o recrutador falará e que o candidato deve apenas responder às perguntas.

4- Avalie o comprometimento
Assim como os candidatos se preocupam em serem pontuais em entrevistas presenciais, nas remotas o mesmo deve acontecer.

5- Faça testes com prazo de término
Os testes são válidos tanto em formato presencial quanto online. Mas como no online geralmente o recrutador não tem controle do ambiente, é recomendado utilizar programas que fazem restrição de tempo de cada resposta para que sejam as mais verdadeiras possíveis.

(Fonte: Tiago Yonamine, especialista em recrutamento e CEO do trampos.co)