223 views 5 mins

Empresa lança escola de programação para formar e capacitar mão de obra

em Tecnologia
segunda-feira, 03 de outubro de 2022

Imagem: urbazon_CANVA

A empresa de tecnologia Qodeless traz uma proposta diferente para reduzir o déficit de profissionais de tecnologia no país, formando programadores com um aprendizado na prática, com mentores e professores capacitados para o desempenho de cada etapa do processo. A escola atende em todo o Brasil e em alguns países como França e Irlanda com treinamentos à distância e presencial. Mais de 60 pessoas já passaram pela mentoria, 40 delas foram absorvidas pela própria empresa em demandas internas, 20 já concluíram esse processo e atuam em grandes empresas multinacionais.
Com uma metodologia diversificada e atraente atende a diversos públicos, pessoas que querem mudar de carreira, entrar na área de tecnologia e não tem acesso a uma faculdade ou a um curso técnico. Os cursos têm duração de 6 a 12 meses, dependendo da trilha escolhida e das dinâmicas necessárias para a função, com bolsas integrais custeadas pela Qodeless. O foco principal é nas pessoas que têm o desejo de aprender para serem inseridas ou reinseridas no mercado com conhecimento e qualificadas. O corpo docente (mentores e professores) são especialistas de mercado e desempenham um papel muito importante na construção do conhecimento, treinamento e trabalhando com os alunos para a acomodação deles em projetos.
De acordo com o CEO da Qodeless e fundador, Eliel Ebenézer, que é Engenheiro de software, atuante há 14 anos com projetos de softwares; “todos os contratados passaram por esse treinamento e nenhum deles era da área. Para mudar essa perspectiva na área da tecnologia, é preciso construir programas de inclusão, dando apoio inclusive para ferramentas necessárias para uma formação de qualidade. Outro ponto é trabalhar a autoestima de profissionais acostumados a serem rejeitados por suas condições sociais e econômicas”.
“Os jovens do Brasil enfrentam um cenário com barreiras para o ingresso ao primeiro emprego duas vezes maior do que a média do restante do país. O projeto tem como objetivo mudar essa realidade, um programa que acelera o potencial destes jovens trazendo as experiências práticas necessária para que os jovens se tornem protagonistas de sua vida”, declara Eliel Ebenézer.
O objetivo da Qodeless é ser uma empresa de Doação e Aceleração de Carreira em tecnologia através de desenvolvimento de soluções digitais. O ensino da escola possui um modelo focado em “Fazer Aprendendo” através de mentoria colaborativa e participação assistida em projetos reais. “Aqui não gostamos de currículos, pois apostamos fortemente no nosso processo de mentoria técnica e comportamental (Soft Skills) e guiamos as pessoas em suas maiores habilidades e ajustamos as mesmas em suas maiores dificuldades. Uma empresa que apoia o Sounds Like You. (Faça o que você ama)” diz.
A escola nasceu durante a pandemia, há dois anos, por conta do apagão de profissionais para as vagas de tecnologia que poderiam alcançar entre 500 mil à 700 mil posições sem profissionais qualificados. “Abrimos a iniciativa de capacitação e doação completa de técnicas de programação de forma acelerada” “O projeto visa dar oportunidades iguais a todos as pessoas e aumentar a empregabilidade dos futuros profissionais na área da tecnologia” O projeto está conectado com a missão da companhia de oferecer oportunidades para quem precisa ingressar no mercado de trabalho, mas não tem acesso. afirma Eliel.
A expectativa para os próximos dois anos, é atuar em um cenário nacional no ramo de doação de carreiras nas regiões mais desfavorecidas e romper a barreira geográfica das oportunidades no ramo de tecnologia de forma diversificada e expandir a rede de ensinos.