Empreendedoras de tecnologia serão aceleradas e receberão investimento de R$100 mil

  • Save
Foto: Uninassau

A Prefeitura de São Paulo vai lançar o Mulheres Inovadoras, programa desenvolvido para fomentar a participação de mulheres no empreendedorismo e na liderança de negócios voltados à área de tecnologia. A iniciativa selecionará 20 startups lideradas por mulheres para receber aceleração e destas, cinco serão premiadas com R$ 100 mil cada.
O programa é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. As ações contam ainda com o apoio da Founder e da Rede Mulher Empreendedora (RME).
Com a experiência das instituições em coordenar programas de capacitação no desenvolvimento de empresas e empreendedores, o Mulheres Inovadoras estimula o protagonismo feminino em um setor do mercado de trabalho nacional dominado por homens.
“O número de mulheres em cargos de liderança em empresas brasileiras ainda é muito pequeno. No caso de áreas tecnológicas, o índice se mostra ainda menor com apenas 4% de mulheres atuando como vice-presidentes e 6% liderando diretorias”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O Programa Mulheres Inovadoras surge justamente com a preocupação de colocar em evidência o protagonismo feminino empoderando mulheres para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho”, completa.
O programa será executado durante quatro meses. A primeira ação será um evento imersivo realizado no dia 12 de março, com palestras voltadas ao empreendedorismo feminino e trocas de experiências ministradas por especialistas no tema. No local, técnicos das instituições realizadoras irão tirar dúvidas das interessadas e ajudarão nas inscrições para o curso, que encerram no dia 16 de março. Podem participar empreendedoras de todo o Brasil.
A aceleração das startups selecionadas começa no início de maio e o resultado da premiação será publicado em julho.
Segundo Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, “o MCTIC atua em vários programas de apoio ao empreendedorismo inovador, segmentados por temas, estágios de desenvolvimento de negócio, demanda de capital. O programa Mulheres Inovadoras segue essa lógica, oferece oportunidades voltadas especificamente a mulheres que desejam empreender e promove a diversidade no ecossistema brasileiro de startups”.
As inscrições para participar da seleção de projetos podem ser feitas pelo site www.bit.ly/inscricaomulheresinovadoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap