87 views 3 mins

Como ter mais privacidade no Windows 10

em Tecnologia
quarta-feira, 23 de junho de 2021

Mauro Vicente (*)

Deseja controlar quais dados do usuário o Windows 10 pode coletar? Se sim, você deve tomar algumas decisões online importantes. Por padrão, o Windows 10 coleta uma grande quantidade de dados. É verdade que os usuários podem tomar várias medidas para evitar isso. Na verdade, oferece mais opções de segurança do que qualquer versão anterior do Windows, mas as opções são tantas que a maioria dos usuários nem conhece todas elas.

As permissões podem ser personalizadas para diversas áreas, como câmera, reconhecimento de voz, notificações, diagnósticos, contatos, informações da conta e muito mais. Por um lado isso é bom diante da variedade de opções, mas por outro lado também é confuso. Isto porque com uma ampla gama de possibilidades, é difícil distinguir e encontrar as configurações de privacidade que, de fato, são importantes.

Aqui estão cinco dicas sobre como interromper o fornecimento desnecessário de dados:

  1. Controle os dados que a Microsoft coleta – Por padrão, o Windows 10 coleta dados de diagnósticos específicos de nossos PCs e os envia para a Microsoft. No menu “Iniciar-Configurações-Privacidade-Comentários”, você pode visualizar e ajustar as configurações. No entanto, lembre-se de que a Microsoft usa esses dados para manter o seu PC atualizado e ajudá-lo a solucionar problemas.
  2. Desative experiências personalizadas – Também em feedback e diagnóstico, desmarque “Permitir que a Microsoft use os seus dados de diagnóstico, para fornecer a você uma experiência de usuário mais personalizada com dicas e recomendações relevantes”.
  3. Permaneça anônimo – Em “Configurações – Privacidade – Informações da Conta”, desative a opção “Permitir que os aplicativos acessem meu nome, imagem e outras informações da conta”.
  4. Evite rastreamento de publicidade – Na guia “Geral”, desmarque a opção “Permitir que aplicativos usem o identificador de publicidade, para mostrar anúncios interessantes com base no uso do aplicativo”.
  5. Use um software anti-rastreamento. Deixe que os profissionais ocultem sua presença online e mantenham os anunciantes longe de você. Com um software anti-rastreamento, você pode controlar facilmente a maioria das configurações de privacidade da Microsoft.

Embora as configurações de privacidade do Windows 10 possam ser confusas no início, vale a pena avaliá-las mais de perto. Na vida digital também devemos aproveitar ao máximo as nossas oportunidades para nos proteger.

(*) – É Gerente Regional de Vendas para Latam da Avast Business.