95 views 4 mins

Como a metodologia 5S ajuda no aumento da produtividade

em Tecnologia
quarta-feira, 23 de junho de 2021

Priscila Gassi (*)

A metodologia 5S teve sua origem no Japão, após a 2º Guerra Mundial, quando o professor Kaoru Ishikawa passou a defender que as empresas, para se reestruturarem em um país destroçado pela guerra e sem recursos, deveriam adotar como base esses 5 sensos, possibilitando um ambiente de trabalho mais adequado para maior produtividade, gerando também condições de se recolocar no mercado, competindo com preços e qualidade com potencias, como EUA e a Europa.

Antes disso, com a escassez de recursos e pobreza após a guerra, as donas de casa japonesas já utilizavam instintivamente a técnica para redução de custos e otimização dos recursos dentro de suas casas. Todas as Organizações japonesas são unânimes em afirmar que a Metodologia 5S é a base comportamental para o sucesso de qualquer Sistema de Gestão.

5S é uma técnica do Lean (processo enxuto) que se aplica para se deixar o ambiente de trabalho mais limpo, de maneira a se evitar desperdícios. Sabemos que espaço organizado traz mais foco para o funcionário e contrapartida mais produtividade. 5s é uma ferramenta que auxilia o empresário e o funcionário no seu ambiente de trabalho. Veja o que são os 5s:

  1. – Senso da utilização – Onde definiremos o que é útil ou inútil para ter naquele espaço. Vamos avaliar a situação, na sua mesa de trabalho ou na sua linha de produção existem coisas espalhadas que prejudicam sua concentração e segurança, com certeza haverá itens que não precisam estar ali. Então, separe-os como doação, vender, descarte e organização.
  2. – Senso da organização – Após a separação dos itens vem a organização, precisamos definir melhor os locais, as casinhsa de cada coisa para que aquilo se mantenha.
  3. – Senso da limpeza – Após a organização vamos fazer a limpeza e seu lema é, evitar a sujeira, num ambiente organizado sempre estará limpo.
  4. – Senso da padronização – Aqui vamos definir os padrões do ambiente, mesa de trabalho, documentos, produção etc. É preciso escrever etiquetas, assim definindo melhor seus espaços, como por exemplo, gaveta de ferramentas, armário de documentos fiscais e assim por diante. Assim, estou comunicando para o outro o que é aquele espaço, por isso precisamos ter cuidado em escrever coisas em que todos entendam o que é.
  5. – Senso da disciplina – Aqui é o grande diferencial de toda e qualquer técnica, é preciso ter disciplina, é preciso ter a manutenção, de sempre fazer os itens acima para que a organização se mantenha no ambiente. Este é o grande sucesso da metodologia 5s, a disciplina e para que a empresa tenha este 5º senso, é preciso que todos os funcionários sejam treinados sobre a importância de fazer todos os itens e manter o ambiente organizado.

A organização traz a produtividade e traz também a motivação do funcionário em trabalhar em um ambiente organizado.

(*) – É especialista em organização empresarial.