104 views 4 mins

Como as indústrias podem se beneficiar com as análises de dados

em Tecnologia
segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A Indústria 4.0 trouxe muitas mudanças, principalmente quanto à eficiência nos processos industriais. Além de garantir uma maior qualidade ao produto final e, também, mais produtividade, ela ajuda a melhorar o relacionamento com o consumidor. Uma das características mais importantes dessa transformação é a análise de dados.

De acordo com um estudo do Mercado Brasileiro de Software, o uso de dados no Brasil deve gerar R$ 14,9 bilhões em 2022. Para poder produzir, a indústria precisa seguir uma série de etapas, que, muitas vezes, começam pelo planejamento, passam pela compra de matéria-prima, e chegam até a entrega do produto final ao consumidor.

Esses processos acabam gerando um grande volume de dados e informações relevantes, que ajudam a ter uma visão mais clara sobre diversas camadas da produção. “A análise de dados é o processo necessário para estudar e compreender todas as informações e ajudar a esclarecer diversos questionamentos relevantes.

Com isso, os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas e criar estratégias para aumentar a produtividade, reduzir desperdícios e atuar de forma mais inteligente com os recursos disponíveis”, afirma Lígia Novazzi, COO & Sócia da Teros, empresa especializada em soluções de Inteligência de Dados, Pricing e Open Finance.

Lígia comenta que a cada dia, o tratamento dos dados avança e a indústria que investir em profissionais e ferramentas com essa visão, tende a se desenvolver e crescer, pois tem a possibilidade de tomar decisões mais assertivas e fundamentadas. Uma vez que os equipamentos utilizados dentro da indústria são mais eficientes e tecnológicos, a gestão de dados ajuda a otimizar o controle dos processos produtivos e agregar ainda mais valor a eles.

Com a crescente competitividade do mercado, há também uma necessidade constante por melhorias, que vão desde a redução de perdas, até a diminuição do impacto ambiental causado pela indústria. Dessa forma, a análise de dados assume um papel primordial, guiando e orientando os gestores no sentido de executar o processo produtivo com mais eficiência e valor. A confiabilidade das informações representa uma ferramenta muito valiosa e competitiva.

Mas afinal, onde coletar dados na indústria? Lígia explica que praticamente tudo que é feito acaba gerando informações relevantes, que devem ser aproveitados para contribuir com um processo de tomada de decisões mais inteligente e estratégico. Esses dados podem ser coletados em diversas fontes, como, por exemplo, relatórios de funcionamento, alertas de perfomance, pesquisas de mercado, soluções digitais entre outros.

“A análise de dados não só pode agregar mais valor, como também a sua ausência pode prejudicar a continuidade das atividades exercidas pela indústria. Dentro dos processos produtivos, essa análise visa melhorar o relacionamento com o consumidor ao entregar soluções diferenciadas e trazer mais eficiência aos processos”, finaliza Lígia. – Fonte e mais informações: (https://teros.com.br/br/).