130 views 4 mins

5G vai revolucionar mundo dos negócios e experiência dos usuários

em Negócios
quarta-feira, 23 de junho de 2021

Até há pouco tempo, a promessa do 5G parecia algo distante para os brasileiros, porém, as operadoras já começaram a realizar seus testes e a ultra velocidade já pode ser experimentada em algumas cidades do país. A princípio, a novidade só chega oficialmente no Brasil depois do leilão das frequências, que está previsto para acontecer em julho, mas já é possível prever alguns reflexos da tecnologia 5G no dia a dia das pessoas e dos negócios.

“O 5G tem conexão com velocidade ultrarrápida, promovendo mais conectividade não somente entre as pessoas, mas também entre máquinas, trazendo uma evolução tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto empresariais. Seja qual for o segmento do negócio, será necessário se adaptar, e mais do que isso, correr atrás da inovação”, pontua André Brunetta, CEO do Zul+, principal Autotech da América Latina.

Em tempos cada vez mais imediatos e exigentes, o que está em jogo é capacidade de tornar tudo mais ágil e assertivo. Não à toa, a evolução das conexões marca uma nova era de oportunidades para o uso da inteligência artificial por parte das empresas. De acordo com o relatório “The 5G Business Potential”, nos próximos 10 anos, estima-se que as receitas a partir da digitalização no Brasil fiquem em torno de R$391 bilhões, de forma que R$153 bilhões sejam impulsionados pelo 5G.

Ao possibilitar uma maior conectividade, a tecnologia vai impulsionar o uso de máquinas inteligentes, levar inteligência às produções, e oferecer melhores experiências a seus consumidores. Aqui falamos da oportunidade de melhorar a capacidade de resolver questões de atendimento, aceleração da automação de processos, gerenciamento remoto, gestão de produção e estoque, previsibilidade de desperdício, e muito mais.

A internet móvel de quinta geração representa o ponto de partida para grandes mudanças de impacto, não apenas nas organizações, mas também na experiência dos consumidores. Com os processos mais rápidos, os consumidores esperarão atendimentos e soluções também mais imediatas e eficientes. Outro segmento que vai sofrer o impacto direto da nova tecnologia são os aplicativos móveis.

A chegada do 5G vai permitir que os apps tenham uma estrutura de desenvolvimento um pouco menos complexa e mais leve em seu funcionamento. Em algumas regiões, por exemplo, a internet pode ser um pouco mais lenta e isso acaba comprometendo uma parcela de usuários e diminuindo a satisfação dos clientes. Com a nova velocidade prometida, os aplicativos poderão ser ainda mais estruturados e mais funcionalidades, fortalecendo a inovação e mais uma vez, a experiência do usuário.

“A previsão é de que até 2023, o mundo tenha quase 50 bilhões de dispositivos conectados – contra aproximadamente 3,5 bilhões atualmente. Em pouco tempo, estaremos diante de uma sociedade hiperconectada, com serviços e produtos de nova geração.

Dessa forma, as empresas que estão se preparando e investindo em novas tecnologias, como a 5G, sem dúvidas terão uma vantagem competitiva diante daqueles que não alinharem suas expectativas para esse novo cenário de inovação”, finaliza Brunetta. – Fonte e outras informações (https://main.zuldigital.com.br/).