No universo do marketing moderno, o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, não é apenas uma data comemorativa: é uma oportunidade estratégica para marcas estreitarem seus laços com seu público-alvo, e a Inteligência Artificial (IA) tem um papel fundamental nesse processo.
No contexto dessa busca pela fidelização do cliente, uma pesquisa recente demonstra o impacto da IA na personalização da experiência do cliente. De acordo com um estudo da Associação de Marketing, 85% das empresas que adotaram a IA em suas estratégias de atendimento, experimentaram um aumento significativo na satisfação do cliente.
Acredito que a fidelização seja o maior objetivo das marcas hoje. Todos os dias são do Cliente, mas a data específica é uma grande oportunidade de trazer o cliente mais próximo da sua marca ou produto. Reforçar seus valores, missões e posicionamento, e ir além do que mais uma ação promocional de calendário.
Nos dias de hoje, a personalização da experiência do cliente tornou-se um fator crucial para marcas em todos os setores, especialmente na internet. A experiência de compra após o modelo online tornou-se o maior e mais importante diferencial entre marcas, serviços ou produtos comercializados.
Além disso, a experiência agrega valor percebido no ato da compra, no investimento ao adquirir o produto e, principalmente, entrega ao pós-venda um produto recheado de novas referências na jornada de compra do consumidor.
Contudo, essa busca pela personalização não vem sem desafios. É necessário ressaltar a importância de ser inovador em cada ação de personalização, sem comprometer a experiência do cliente, sempre buscando novidades que impressionem o consumidor.
AInteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel fundamental na melhoria da personalização da experiência do cliente. Ela mudou a profundidade e velocidade das análises das jornadas do consumidor.
Novas associações de informações são possíveis, baseadas em um conhecimento e uma atuação digital da IA na web como um todo, aliados a um poder analítico e criativo do indivíduo.
Entretanto, é importante lembrar que, assim como em qualquer área, a personalização via IA pode falhar. O que evita tais falhas é a criação de modelos de testes e simuladores de ambientes, de toda a cadeia da jornada do cliente.
Em qualquer experiência nova, quanto maiores e mais completos forem seus testes e mais controlado o ambiente, menores os riscos.
(Fonte: Leandro Rampazzo é CEO da Godiva Propaganda, agência full service/360º)