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Nova Coca-Cola gerada por Inteligência Artificial

em Tecnologia
sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Evidentemente trata-se de uma jogada de marketing, mas a Coca-Cola lançou uma nova versão de seu refrigerante, chamada Y3000, que teria sido criada com ajuda de IA – inteligência artificial.

Vivaldo José Breternitz (*)

Ultimamente, a IA está em todos os lugares, mas acredito que ninguém esperava que fosse usada para criar uma nova bebida, que a empresa anuncia como “o refrigerante do futuro”, disponível nas versões regular e sem açúcar, como noticiado pelo portal CNBC.

A empresa divulgou poucas informações sobre o processo de criação da nova bebida: segundo ela, inicialmente pesquisadores ouviram consumidores coletando dados acerca de suas preferências, buscando descobrir tendências acerca de como deveria ser o “sabor do futuro”, levando em conta fatores como emoções, aspirações, cores, sabores etc.

Em seguida, esses dados foram processados por uma inteligência artificial que definiu a fórmula do novo produto – o CNBC ouviu algumas pessoas que experimentaram a Y3000 e os comentários não foram muito animadores.

A Coca-Cola também usou a IA para projetar a lata da bebida, que tem um ar futurista onde predominam tons de púrpura.

Segundo a empresa, a Y3000 estará disponível por tempo limitado; certamente vai ser esquecida muito rapidamente, como foi a Crystal Pepsi, um refrigerante transparente, horrível, que esteve no mercado por um curto espaço de tempo nos anos 1990.

É oportuno também lembrar o que aconteceu em meados dos anos 1980: tentando reforçar sua liderança de mercado em relação à Pepsi, a empresa criou uma nova versão para seu refrigerante, a New Coke. A empresa gastou milhões ouvindo consumidores e em campanhas publicitárias, mas os resultados foram péssimos, tendo a Coca-Cola retirado o produto de linha rapidamente.

Confirmando o caráter de jogada de marketing, a Coca-Cola anunciou também uma parceria com a grife japonesa Ambush para lançar uma coleção de roupas com o tema Y3000.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.