94 views 19 mins

Tecnologia 23/12/2016

em Tecnologia
quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
noticia 115574 temporario

Imagem na internet: 5 atitudes que geram autoridade online

Cuidar da imagem na internet tem sido um tabu para muitos empreendedores

noticia 115574 temporario

Nathana Lacerda (*)

Para alguns, trata-se de um bicho de sete cabeças, complexo e de difícil construção, mas construir uma imagem na internet com autoridade não é tão complexo quanto parece. É primordial que o infoprodutor tenha uma imagem e reputação bem construída nos meios digitais, pois é através desses meios que o sucesso se constrói, a audiência se multiplica e a autoridade se solidifica.

Sabendo disso, decidi listar 5 atitudes que geram autoridade na internet

1 – Seja autêntico
Autenticidade é um ponto muito importante para o sucesso de um infoprodutor no meio digital. Esse é um ponto que sempre pode ser melhorado através do autoconhecimento: quanto mais a pessoa se conhece, mais potencial para ser autêntica ela tem. Para que a imagem na internet de um infoprodutor transmita autoridade, ela precisa ser única, verdadeira e condizente com os seus valores. No entanto, não se trata de se transformar em uma personagem diferente de quem ele é ou ser uma outra pessoa! Ser autêntico é ser, acima de tudo, verdadeiro consigo mesmo, admitindo os pontos fracos e fortes, unindo-os para que ambos se melhorem, de forma que o crescimento venha naturalmente. Outro detalhe importante é que o meio digital vem ganhando cada dia mais novos adeptos, pessoas que escolhem ser infoprodutores e investem nesta carreira. O que garante o sucesso e o fracasso de muitos deles é a autenticidade. Aquele que inova, que se melhora, que está à frente dos outros e que é autêntico, tem a sua imagem na internet com autoridade e se torna referência em seu segmento.

2 – Entenda o contexto de sua imagem na internet
Um dos grandes erros que um influenciador digital comete sempre é não entender o contexto no qual ele está inserido. Exemplificando: digamos que um influenciador digital quer transmitir uma imagem na internet sobre simplicidade. Postar fotos em suas redes sociais dizendo que está hospedado em um hotel cinco estrelas, que adquiriu uma fortuna com o lançamento do seu produto, ou que comprou para seu bel prazer uma casa enorme com 40 cômodos, não condiz com a mensagem que essa pessoa quer passar para as pessoas sobre simplicidade. Isso não significa que grandes conquistas não devem ser compartilhadas: a atenção deve ser dada à mensagem que é pregada e ao público-alvo.

3 – Abomine a resposta padrão
A imagem na internet baseia-se no que os outros estão falando sobre você. Um ponto em que muitos empreendedores sempre pecam muito é na resposta padrão. Para tudo, respondem a mesma coisa, seja um elogio ou crítica, sempre usam a mesma resposta robotizada que os distanciam de sua audiência. Essas respostas padrões nas redes sociais acabam com a imagem na internet de qualquer influenciador digital! O legal de se ter comentários sobre os conteúdos que o infoprodutor repassa no mundo digital é que isso permite que exista conexão com a audiência, ou seja, proximidade! Uma dica legal, é criar várias respostas diferentes de agradecimentos e, quando for responder alguém, responder de verdade, querendo que aquela resposta chegue ao seguidor, permitindo que ele se sinta único.

4 – Conheça quem te segue
É muito comum que determinados seguidores de um infoprodutor resolvam adicioná-lo também no perfil pessoal. Nesse perfil, na grande maioria dos casos, não é compartilhado conteúdo profissional, pois trata-se de um perfil voltado à vida pessoal. No entanto, não é interessante para o infoprodutor ter seguidores de sua página em sua rede de contatos pessoais, pois o que é interessante para quem o segue não está no perfil pessoal. Mesmo assim, estar nas redes sociais é ter a imagem exposta na internet, e por essa razão não se deve publicar nas redes sociais algum conteúdo que possa causar qualquer visão negativa.

5 – Nunca diga nunca
Uma atitude que contribui na construção de autoridade de um empreendedor com a sua imagem na internet é ter cuidado com o que fala! Levantar a bandeira do “nunca” pode ser perigoso para a imagem e reputação de alguém. Em um mundo constante, onde tudo muda o tempo todo, opiniões são alteradas dia após dia. Existem opiniões e atitudes mais extremas que merecem ter atenção ao serem reproduzidas. Alguém que diz, por exemplo, “Eu nunca vou investir em curso online”, e um ano depois vê que essa pode ser a melhor alternativa para o seu negócio, acaba entrando em descrédito. A imagem na internet está puramente ligada ao que um infoprodutor diz sobre ele mesmo, sobre seu produto, sobre comportamento e sobre o mundo. Por esta razão, melhor do que levantar a bandeira do “nunca farei isso, nunca farei aquilo” é manter-se aberto às mudanças de percepções, de ideais e de conceitos.

Com essas dicas de atitudes, um infoprodutor consegue enxergar que não é tão difícil construir uma imagem na internet de autoridade, mas ainda assim requer atenção e cuidado.

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qTfT_JXJwK0

(*) É especialista em imagem e reputação, graduada em Comunicação Social – Jornalismo e um know-how de mais de 10 anos de atuação no mercado de assessoria de imprensa e relações públicas.

Confira dicas para manter seu ar condicionado 100% neste verão

Com a chegada do calor do verão, aumenta a frequência de utilização dos aparelhos de ar condicionado, porém, você sabia que manter a manutenção em dia pode prolongar a vida útil do equipamento? A falta de cuidados com o ar condicionado pode diminuir a vazão do ar e reduzir o rendimento térmico. Isso força o aparelho a trabalhar mais, o que ocasiona um aumento no consumo de energia elétrica e possíveis danos aos equipamentos. Pensando em evitar isso e te ajudar, separamos dicas preciosas com o sócio proprietário da Heime Climatização e Automação, Igor Kaufeld para você realizar a manutenção correta do seu ar e tê-lo funcionando bem por mais tempo.
Ar puro
É importante manter os filtros do ar sempre limpos. Uma periodicidade de limpeza a cada 15 dias é o suficiente para ter todas as impurezas prejudiciais para a saúde longe do seu aparelho. É só retirar os filtros, lavá-los com sabão neutro e água. “O acúmulo de poeira dentro dos filtros do ar pode manter fungos, bactérias e poluentes no equipamento. Além de trazer um cheiro ruim para o ambiente e causar problemas alérgicos”, ressalta Kaufeld. Além da limpeza frequente dos filtros, é importante que, ao menos uma vez por ano, um técnico especializado seja chamado para realizar uma manutenção no ar condicionado.
Portas e janelas fechadas
Outro ponto importante para o bom funcionamento do ar condicionado é manter as portas e janelas fechadas. Sem a circulação de ar externo (vindo de fora do ambiente), o aparelho não precisa trabalhar dobrado para resfriar o ar a todo instante. Além disso, persianas também ajudam a reter a luz do sol, evitando que equipamento de ar condicionado precise trabalhar mais para refrigerar o ambiente.

Medicina nuclear: ferramentas avançadas de diagnóstico e tratamento seguem subutilizadas no Brasil

especializacao medicina nuclear temporario

Considerada uma das áreas médicas que mais crescem no mundo, a medicina nuclear é uma especialidade que usa quantidades mínimas de substâncias radioativas (radiofármacos) como ferramenta para obter diagnósticos e oferecer tratamentos extremamente precisos. Utilizando esses elementos, o médico nuclear consegue obter imagens minuciosas que mostram o funcionamento dos órgãos do corpo humano e tecidos em pleno funcionamento.
Mesmo com esses benefícios, a especialidade permanece subutilizada no Brasil, como informa o médico nuclear e diretor do serviço especializado MND Campinas, Celso Dario Ramos. “A medicina nuclear ainda enfrenta muitos desafios para a expansão no Brasil. O número de especialistas, por exemplo, não ultrapassa 700 médicos, sendo que mais de metade se concentra no Sudeste (55%), enquanto o Nordeste conta com 20%, o Norte com 15% e o Centro-Oeste com 10%”, diz.
Quando comparado o potencial de uso a outros países, o Brasil ocupa atualmente apenas a 25ª posição no ranking de quantidade de exames, realizando 2,5 exames por mil habitantes/ano. O Canadá, por sua vez, executa 64,6. Segundo o especialista, a subutilização é ainda mais sentida pela população brasileira que utiliza o SUS.
“Existe uma grande assimetria entre o uso nos planos de saúde e no sistema público, enquanto os pacientes que utilizam a saúde suplementar têm mais acesso, os que não tem recursos recorrem ao SUS. Um exemplo disso é a utilização do PET/CT (sigla em inglês para tomografia por emissão de pósitrons), um dos principais avanços da medicina nuclear, utilizado em especialidades como neurologia, cardiologia, oncologia e endocrinologia, entre outras”, explica.
Atualmente, os planos de saúde possuem a indicação para o exame PET, prevista em portaria, para oito casos: detecção de nódulo pulmonar solitário, câncer de mama metastático, câncer de cabeça e pescoço, melanoma, câncer de esôfago, tumor pulmonar para células não pequenas, linfoma e câncer colorretal. Na saúde pública, porém, apenas três indicações são ressarcidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS): câncer de pulmão de células não pequenas, câncer colorretal com metástase exclusivamente hepática com potencial ressecável e linfomas de Hodgkin e não Hodgkin.
O médico nuclear ainda relata que muitas indicações importantes estão de fora. “A lista não foi estendida para câncer de tireoide, colo do útero, testículo e ovário, entre outros. A utilização nesses casos já é prática comum em diversos países em todo o mundo, como no Uruguai, nosso vizinho de América Latina, que contempla também outros tipos de câncer na saúde suplementar”, comenta.
O diretor da MND Campinas explica que seria necessário que essa lista de indicações fosse ampliada para que parcelas maiores da população possam ter acesso aos diagnósticos e tratamentos oferecidos pela medicina nuclear.

Tecnologia de suporte a decisão clínica contribuindo para salvar vidas

Peter Bonis (*)

Se você perguntar para um médico qual seria hoje o seu principal desafio, certamente ele teria uma resposta pronta: fazer mais, em menos tempo, consumindo menos recursos e garantindo a eficácia e a qualidade do atendimento ao paciente, tudo isso sob constante pressão

Neste contexto, o que pode realmente ajudar os profissionais de saúde a serem mais eficientes em sua missão de salvar vidas? A tecnologia tem sido uma forte aliada, contribuindo de diferentes formas. Tanto é assim que a área de saúde é hoje uma das principais apostas da indústria de tecnologia, em nível mundial. Seja pelos benefícios que pode trazer aos pacientes ou pelos impactos no dia a dia dos médicos.
Uma tecnologia em especial tem respondido muito bem aos principais desafios apontados pelos médicos: as ferramentas de apoio à decisão clínica, também conhecidas como CDS (do inglês Clinical Decision Support). Trata-se de tecnologia de fluxo de trabalho, que permite aos médicos suportarem suas decisões com informações baseadas em evidência relacionadas a diagnósticos, recomendações de tratamento ou prescrição de medicamentos. Ela garante rápido acesso a informações precisas, durante o atendimento ao paciente, que é quando eles mais precisam, e da maneira mais conveniente.
O advento da tecnologia de apoio à decisão clinica tem sido impulsionado por uma série de fatores: necessidades humanas, necessidades de economia na área da saúde e a evolução que a própria tecnologia tem proporcionado. Um dos aspectos preponderantes reforçando este crescimento é o desejo de minimizar a elevada variabilidade dos cuidados com os pacientes. Não há motivos reais que expliquem porque um paciente recebe diferentes tratamentos dependendo do médico que o atende ou da região geográfica onde reside, principalmente quando existe um enorme volume de evidências clínicas que podem suportar abordagens específicas. No entanto, essa enorme variedade de procedimentos continua sendo bastante comum em todo o mundo, em grande medida pela falta de uma base unificada de informações que capacite a tomada de decisão.
Outro agente motivador para a adoção crescente das tecnologias de apoio á decisão clínica é a explosão do volume de informações de natureza médica. O conhecimento científico continua em plena evolução, levando ao desenvolvimento de novas drogas, tratamentos e testes de diagnósticos. Assim, os médicos enfrentam a difícil tarefa de terem de atualizar continuamente os seus conhecimentos, a tal ponto de sentirem-se confiantes até mesmo para mudarem condutas estabelecidas. A tarefa de manter-se em dia com todos os avanços da medicina e aplicar no dia a dia as recomendações mais recentes, é um desafio. Mas é justamente a possibilidade de mudar condutas médicas uma das principais vantagens deste tipo de ferramenta, benefício que reflete diretamente na qualidade do atendimento ao paciente. De maneira muito rápida, é possível encontrar respostas que muitas vezes não estão sequer nos livros, para apoiar algum caso mais complexo, por exemplo.
A tecnologia de um modo geral, e a de apoio à decisão clínica em particular, auxilia de forma definitiva os médicos a tomarem as decisões certas, no momento certo, ajudando os pacientes a receberem o melhor e mais seguro cuidado, ao mesmo tempo em que entrega eficiência. Por essa razão, tem um papel crucial na missão de salvar vidas.

(*) É Chief Medical Officer (CMO) da Unidade de Negócios de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, que desenvolveu o solução para suporte a decisões médicas UpToDate®.