245 views 2 mins

Celulares dobráveis: uma tendência

em Tecnologia
sexta-feira, 04 de agosto de 2023

Este ano de 2023 talvez venha a ser considerado o ano da consolidação dos celulares dobráveis.

Vivaldo José Breternitz (*)

A Samsung acaba de apresentar os seus Galaxy Fold Z5 e Galaxy Flip Z5, a preços que podem chegar, na Europa, a 2.500 euros, mas os concorrentes não estão parados. Entre os mais ativos estão Motorola, Lenovo e Oppo, as marcas que, junto com a Samsung, devem dominar esse segmento do mercado, na visão da Counterpoint Research, empresa de pesquisa que atua na área.

A empresa acredita que as vendas globais de smartphones dobráveis ​​atinjam 78,6 milhões de unidades em 2026 e 101,5 milhões em 2027. Os números estão incluídos no relatório Global Foldable Smartphone Tracker and Forecast, elaborado pela Countrpart.

Acredita-se que a Samsung se manterá na liderança do setor ao longo dos anos, com mais de 50% de participação total. A Motorola e a Oppo também crescerão, assim como a Huawei nos países do leste, enquanto a partir de 2025 a Apple também poderá lançar um iPhone dobrável, o que pode dar um novo impulso ao crescimento do setor.

No geral, as vendas globais de smartphones dobráveis ​​cresceram 64% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, atingindo 2,52 milhões de unidades.

Na China, onde existem modelos ainda não disponíveis no Ocidente, o aumento foi de 127% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 1 milhão de unidades vendidas, ficando claro que esse país detém a liderança na área, ao menos em termos de número de usuários.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.