196 views 3 mins

Tecnologia: déficit de formação se torna desafio para suprir o aquecimento do mercado 

em Tecnologia
sexta-feira, 04 de agosto de 2023

A tecnologia tem desempenhado um papel vital na transformação da sociedade, impulsionando inovações e revolucionando a maneira de viver e trabalhar. Portanto, não é de se estranhar que, com o avanço do mercado, a demanda por profissionais também esteja crescendo. Segundo dados da associação das empresas do setor, a Brasscom, a área de TI deve gerar cerca de 420 mil empregos até 2025, embora o processo de formação dos profissionais não deva acompanhar o ritmo.
 
Para se ter ideia, anualmente, o mercado gera em torno de 159 mil vagas no Brasil, enquanto a formação chega, no máximo, a 53 mil pessoas no mesmo período. Atrelado a isso, um levantamento recente do Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp, mostrou um índice alarmante de evasão dos cursos voltados para o setor: 66,5% dos estudantes desistem antes do término. O relatório revela que entre os principais estão Design de Games (75,9%) e Banco de Dados EAD (72,7%).
 
Mas o que esses números representam? De acordo com Gilberto Reis, diretor de Operações, da Runtalent, empresa especializada em soluções de alocação de profissionais de TI, squads ágeis e suporte a projetos e operações, é importante atentar para os contextos. “Em termos de cenário, sobretudo, quando falamos de evasão, além de questões econômicas e sociais, há uma realidade de mercado que muitas vezes considera o conhecimento prático, o que não pode invalidar a importância da formação técnica especializada”, afirma.
 
“Pela nossa experiência, entendemos que é uma área em constante expansão e com muitas oportunidades reais para construir e consolidar uma carreira. Por isso, é fundamental garantir que tenhamos talentos disponíveis para suprir as necessidades do mercado que está cada vez mais desafiador e exigente”, complementa.
 
Nesse sentido, apesar dos desafios representados pela evasão nos cursos de tecnologia, é possível superá-los com um esforço conjunto das partes interessadas. Investir na formação e no desenvolvimento contínuo dos profissionais do setor de TI é vital para o contínuo desenvolvimento da área, principalmente, levando em conta que há uma demanda crescente das empresas por esses especialistas.