84 views 3 mins

Brasil é um dos países com mais ameaças cibernéticas do mundo em 2020, alerta Trend Micro

em Tecnologia
sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O Brasil foi um dos dez países com mais ameaças cibernéticas detectadas até o fim de maio deste ano. É o que mostrou um relatório publicado pela Trend Micro, líder global em cibersegurança e segurança em nuvem. A última edição do estudo Fast Facts, que analisa o panorama mundial das ameaças cibernéticas, apontou o País como um dos principais alvos de ataques em mensagens disseminadas por e-mail e também arquivos maliciosos de computador (Malware).
De acordo com o relatório da Trend Micro, em maio o Brasil figurou na oitava posição entre os países que mais tiveram ameaças por e-mail detectadas. Foram um total de 72,2 milhões de detecções. Isso representa um volume 24,7% maior do que o verificado no mês de abril. Já em relação ao mesmo mês de 2019, o Brasil viu as ameaças cibernéticas por e-mail cair 97%. Ainda assim, no acumulado do primeiro trimestre de 2020, o País ficou na quarta posição com o maior número de ameaças detectadas por correio eletrônico (257,6 milhões), atrás apenas de Estados Unidos, Rússia e Japão.
Quando avaliado as ameaças por softwares e arquivos maliciosos (Malware), o Brasil também teve grande número de ameaças detectadas no mês de maio. De acordo com o Fast Facts, o País teve no período 1,4 milhão de arquivos maliciosos detectados, sendo o 9º principal alvo de ataques no mundo. Isso representa mais que o triplo do identificado no mês de abril (406 mil), e cerca de 17% a mais do número detectado no mesmo mês de 2019. No acumulado do primeiro trimestre do ano, o Brasil ficou na 10ª posição entre os países com mais ameaças de Malware detectados. Japão, Estados Unidos, Taiwan e Austrália lideraram a lista. O relatório Fast Facts é divulgado pela equipe de pesquisa da Trend Micro com atualizações mensais sobre o cenário de ameaças baseado na solução Trend Micro Smart Protection Network (SPN), que analisa a infraestrutura de segurança de dados.