105 views 32 secs

Ativismo digital ganha 5 milhões de adeptos em 2021 e alcança 230 vitórias em petições

em Tecnologia
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Exercer a cidadania por meio do ativismo digital. A cada ano, esta modalidade de manifestação política e cidadã ganha novos adeptos no Brasil. Somente em 2021, foram mais 5 milhões. O dado é da Change.org, que responde como a maior plataforma tecnológica do mundo, sem fins lucrativos, voltada para a mudança social. A organização termina o ano com um total de 39 milhões de usuários criando e/ou assinando abaixo-assinados em seu site. 
A quantidade de pessoas atuantes neste tipo de mobilização online representa 16% da população brasileira. Em outra analogia, é como se todos os moradores do Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais recorressem às petições online para apresentar reivindicações, cobrar por melhorias, defender causas e pressionar políticos e autoridades públicas e privadas. 
De um ano para o outro, o aumento de brasileiros e brasileiras fazendo uso do ativismo digital por meio de petições online foi de quase 15%. Enquanto no fechamento de 2020, a plataforma Change.org tinha 34 milhões de usuários, agora, no fim de 2021, tem 39 milhões.