4 atividades que ganham eficiência com a inteligência artificial

Sérgio Girão (*)

Que a Inteligência Artificial (IA) tem transformado o mundo ao nosso redor, muitas pessoas já sabem. Porém, você saberia dizer pelo menos quatro atividades operacionais que ficaram muito mais práticas por meio dela? Selecionamos, a seguir, os principais exemplos que demonstram como a IA pode ser extremamente útil no dia a dia da sua empresa.

1- Análise de dados – Com a IA, ficou muito mais fácil fazer planejamentos certeiros e definir melhor as metas a serem alcançadas. Isso porque, por meio de ferramentas e sistemas tecnológicos, é possível gerar relatórios com gráficos e dados de resultados e vendas, além de organizar e armazenar informações importantes.

Essa possibilidade contribui bastante para o melhor desempenho da equipe nas próximas etapas, ajuda na tomada de decisões, facilita o monitoramento dos fluxos e auxilia a equipe e a gestão a entenderem o que pode ser mudado para que a empresa garanta um retorno mais satisfatório com a realização das atividades.

2- Segurança de informações – As empresas que desejam se desenvolver bem investem cada vez mais em cibersegurança, a fim de se proteger dos temidos invasores. Com o apoio de um software automatizado, é mais simples detectar transações fraudulentas, ameaças virtuais, possibilidades de invasão e até informações inválidas.

Isso é importante não apenas para empresas grandes, mas para que qualquer empresa possa preservar seus dados e os de seus clientes, ter mais oportunidade de se desenvolver, evitar uma gestão de crise, gerar mais competitividade e manter uma boa imagem.

3- Comunicação – A comunicação é sempre um ponto que não deve ser esquecido, a fim de evitar falhas ou custos imprevistos. Por isso, a IA também é fundamental: por meio de um sistema de automação, a comunicação interna e externa é altamente favorecida.

Com a ajuda da IA, todos os processos rotineiros do trabalho podem melhorar, pois ela traz diversos benefícios, como: comunicação mais clara entre equipe e gestão;
demandas melhor definidas e mais visíveis; equipe mais integrada; otimização de tempo; diminuição de custos operacionais; aumento da produtividade; melhoria no clima organizacional; fortalecimento da cultura da empresa; mais assertividade no acompanhamento dos fluxos e resultados; e maior facilidade no alcance de metas.

4- Suporte de atendimento e vendas – A IA possibilitou ter mais canais de venda e atender aos clientes em qualquer momento do dia. Por meio de chatbots, as conversas são automatizadas e, assim, é possível ter uma disponibilidade maior para ajudar os clientes, apresentar soluções, tirar suas dúvidas ou direcioná-los à página de vendas dos produtos ou serviços da sua empresa.

Como última dica, lembramos que é importante contar om um parceiro tecnológico experiente e confiável para que sua empresa possa conquistar plenamente os benefícios da IA e aprimorar de forma consistente os seus resultados.

(*) – É especialista em tecnologia para atacado, distribuidor e indústria ([email protected]).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap