231 views 2 mins

1957: o primeiro computador chegava ao Brasil

em Tecnologia
quarta-feira, 02 de março de 2022

O primeiro computador instalado no Brasil foi adquirido em 1957 pela Prefeitura de São Paulo e tinha como função principal modernizar o serviço de emissão de contas do Departamento de Águas e Esgotos (DAE).

Vivaldo José Breternitz (*)

Era um Univac 120 (UNIVersal Automatic Computer – Computador Automático Universal), fabricado pelo grupo Remington Rand, naquela época uma das maiores empresas do mundo na área de equipamentos para escritórios. Os programas que rodava eram “montados” em painéis, usando cabos que transmitiam impulsos elétricos. Essa forma de programar nasceu das ideias de Jacquard, tornadas públicas ao redor de 1801, e era utilizada também nas tabuladoras que antecederam os computadores.   

Algumas industrias vislumbraram a possibilidade para utilizar essa máquina, então chamada “cérebro eletrônico”, para aumentar a eficiência de suas operações. A primeira delas foi a fábrica de brinquedos Estrela, cujo Univac foi instalado em meados de 1958.

Ficou célebre o uso de um computador Univac nas eleições americanas de 1952, quando a rede de notícias CBS, utilizando dados processados por um Univac, afirmou que Eisenhower bateria o franco favorito Adlai Stevenson, o que realmente aconteceu, para surpresa geral. A empresa dominou o mercado mundial de computadores até o início dos anos 1960, quando a IBM, com seu 1401, revolucionou a computação. 

Também o mercado brasileiro era quase todo da Univac – os grandes bancos utilizavam suas máquinas intensivamente. Com graves problemas administrativos a Univac foi perdendo mercado, deixou de fabricar equipamentos e acabou se tornando parte da Unisys nos anos 1980.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor de empresas e diretor do Fórum Brasileiro de IoT.