250 views 58 secs

Protesto paralisou Barcelona e reuniu mais de 500 mil pessoas

em Sem categoria
sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Mais de 500 mil pessoas participaram na sexta-feira (18) de um protesto, no centro de Barcelona, contra a condenação de 12 políticos da Catalunha por seu envolvimento no plebiscito separatista de outubro de 2017. A polícia municipal de Barcelona estimou em pelo menos 525 mil o número de manifestantes. O ato reuniu pessoas de diversas cidades da Catalunha, que vive um dia de greve geral por causa da sentença.

Dezenas de voos foram cancelados no aeroporto internacional de El Prat, nos arredores de Barcelona, e o centro da capital catalã foi totalmente bloqueado pelos manifestantes. A Basílica da Sagrada Família, atração turística mais famosa da cidade, suspendeu as visitas por causa da greve. Além disso, a onda de manifestações fez a Real Federação Espanhola de Futebol adiar um clássico entre Barcelona e Real Madrid marcado para o próximo dia 26. A manifestação desta sexta já registra diversos episódios de confronto com a polícia, barricadas, veículos queimados e vitrines destruídas.

“Assistimos nesta semana a episódios de violência por parte de grupos minoritários, mas bem organizados. Suas ações não ficarão impunes”, prometeu o ministro do Interior da Espanha, Fernando Grande-Marlaska. Já o premier Pedro Sánchez afirmou que os independentistas precisam entender que “a sociedade catalã está dividida”. “Eles têm maioria parlamentar, mas não na sociedade”, disse (ANSA).