246 views 59 secs

Expectativa de Inflação dos Consumidores recuou em maio

em Sem categoria
sexta-feira, 22 de maio de 2020

A expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses recuou 0,3 ponto percentual em maio, para 4,8%, retornando ao mínimo valor da série histórica. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve redução de 0,6 ponto percentual.

“Após o susto com a aceleração dos preços dos alimentos no final de março e abril, a expectativa de inflação dos consumidores volta ao menor nível da série histórica. Esse resultado é reflexo tanto de um cenário atípico de deflação de alguns dos principais itens, quanto da expectativa do mercado de valores cada vez menores para a inflação oficial (Ipca).

No entanto, como nesses tempos de crise as famílias têm concentrado seus gastos em itens de maior necessidade, por exemplo os alimentos, cuja inflação tem permanecido significativamente acima do Ipca fazendo com que as perspectivas para os próximos meses sejam de uma inflação muito acima da projetada pelo mercado”, afirma Renata de Mello Franco, economista do FGV IBRE.

Na análise por faixas de renda, todas as famílias diminuíram suas expectativas para a inflação nos 12 meses seguintes. Para as com renda até R$ 2,1 mil houve queda de 6,2% para 5,8%, enquanto para as famílias com renda acima de R$ 9,6 mil suas expectativas retornaram ao patamar mínimo histórico (4,0%) após cair 0,1 p.p. (AI/FGV).