O Dia do Engenheiro, celebrado em 11 de dezembro, e o 86º aniversário do Sistema Confea/Crea foram comemorados em sessão especial do Senado na sexta-feira (13). Presidindo a sessão, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) elogiou a categoria, observando que a engenharia é uma ciência exata que dá às pessoas a condição de continuarem vivas e saudáveis. Izalci também destacou a participação desses profissionais no processo legislativo.
“A engenharia e a arquitetura modernas têm em Brasília sua maior obra. Quero cumprimentá-los pela presença e pelas discussões em prol de um país mais desenvolvido, mais igual e sobretudo mais justo. Está nas mãos e na inteligência de vocês o país que sonhamos”. O sistema que reúne o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os conselhos regionais de engenharia e agronomia (Crea) foi criado em 11 de dezembro de 1933 pelo Decreto-Lei 23.569, que marcou a regulamentação da engenharia no Brasil.
Representando todos os conselhos regionais do país, o presidente do Crea da Paraíba, Antonio Carlos de Aragão, destacou que a engenharia é formada por muitos setores. Ele pontuou que a atividade representa as grandes transformações da humanidade. E disse que, justamente por ser parte de tudo o que cerca as pessoas, a atividade é responsável por também garantir a segurança da população. Para Aragão, foi a falta de engenheiros que ocasionou grandes tragédias do país, a exemplo do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em janeiro (Ag.Senado).