71 views 45 secs

Comissão debate expansão de energias alternativas

em Política
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A Comissão de Minas e Energia da Câmara realiza audiência pública na próxima quarta-feira (18) para debater sobre o tema das “Centrais Hidrelétricas e a expansão das fontes de energia eólica e solar”. O encontro foi pedido pelo deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), ao lembrar que as fontes eólica e solar para a produção de energia elétrica se expandem rapidamente.

“Na fonte eólica, a capacidade instalada de produção de energia já alcança 15 GW (9,2% da matriz do País). São mais de 7 mil aerogeradores, em 601 parques eólicos, em 12 estados”, disse. Segundo ele, em 2011 havia apenas 1 GW instalado. Já a fonte solar apresenta um crescimento mais recente, em razão da significativa redução de preços dos painéis fotovoltaicos nos últimos anos, lembrou o deputado.

“Essa fonte tem atualmente uma capacidade instalada menor (em 2018 representava cerca de 1,1% da matriz brasileira), mas há estimativas que informam crescimento de 44% em 2019”, disse. Bismarck também citou a importância das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), usinas hidrelétricas de pequeno porte com capacidade instalada maior do que 5 MW e menor ou igual a 30 MW. Para o deputado, é importante que o Legislativo discuta o tema em profundidade (Ag.Câmara).