Exame gratuito para mapeamento de causas de retinopatia

Projeto em análise na Câmara, garante aos pacientes com retinopatia a realização, por meio do SUS, de exame de sequenciamento genético a fim de identificar alterações genéticas que causem doenças degenerativas na retina. Para se submeter ao exame, o paciente deverá apresentar laudo que aponte a suspeita de doença hereditária da retina, além de pedido assinado por médico oftalmologista.

O termo retinopatia designa formas de lesões não inflamatórias da retina. A doença é desencadeada por diversos fatores, como diabetes, hipertensão arterial ou razões genéticas. A proposta é da deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ). “O exame permite identificar alterações em um conjunto de 226 genes associados a doenças da retina, que em muitos casos levam à perda progressiva da visão e à cegueira”.

“Este mapeamento permitirá que o brasileiro descubra de maneira precoce e com precisão se possui qualquer doença de ordem genética relacionada a retina”, explicou Clarissa. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça (Ag.Senado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap