83 views 2 mins

Senado avaliará propostas com regra de ouro para estados

em Política
sexta-feira, 25 de outubro de 2019

O governo enviará ao Senado na próxima semana três propostas com objetivo de alterar a regra de ouro, definir medidas de controle fiscal para os estados e promover uma ampla revisão dos fundos constitucionais e infraconstitucionais. O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), informou que as propostas devem ser apresentadas na próxima terça-feira (29) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. “A expectativa é aprovar as medidas do novo Pacto Federativo no Senado até o final de novembro ou início de dezembro”, afirmou o senador.

As propostas terão os senadores Bezerra e Eduardo Gomes (MDB-TO), novo líder do governo no Congresso, como primeiros signatários. A primeira proposta altera a chamada regra de ouro — instrumento que proíbe o endividamento público pela União para pagar despesas correntes, como os salários do funcionalismo público, benefícios de aposentadoria, contas de luz e outros custeios da máquina pública. Quando a regra é descumprida, os gestores e o presidente da República podem ser enquadrados em crime de responsabilidade.

A ideia é estabelecer gatilhos que elevem o controle fiscal, com o objetivo de conter o avanço de gastos obrigatórios, principalmente com funcionalismo e benefícios sociais. Uma espécie de regra de ouro também deve ser definida para os estados numa segunda proposta, considerada por Bezerra como “a mais densa de todas”. Ela vai criar a cultura da responsabilidade fiscal

De acordo com o líder do governo, a proposta prevê uma série de mecanismos que serão acionados para evitar situações de emergência fiscal, como redução de despesas com pessoal e reequilíbrio das contas da Previdência. O senador admite que as regras serão duras, mas pondera que esse “é o caminho para a saída dos problemas” (Ag.Senado).