83 views 30 secs

Queda no desemprego ajuda a aquecer o consumo

em Política
segunda-feira, 03 de fevereiro de 2020

A queda na taxa média de desemprego no País em 2019, apontada pelo IBGE na sexta-feira (31), deve ter impacto positivo no desempenho do consumo. “Qualquer elevação no número de pessoas empregadas, seja com carteira assinada ou não, é importante porque aumenta a renda do trabalhador e, por consequência, o consumo, que é a mola propulsora da economia”, diz Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A pesquisa Pnad aponta que a média de pessoas desempregadas em 2019 foi de 12,6 milhões, 1,7% a menos do que no ano anterior. A informalidade, no entanto, subiu de 39% para 41,1% no mesmo período. Segundo Solimeo, a carteira assinada é importante para dar estabilidade e segurança ao trabalhador e, também, ajuda na arrecadação para a Previdência.

“O aumento no emprego indica que a economia está crescendo. Mesmo que lentamente, o importante é que a taxa de ocupação está melhorando, assim como a economia como um todo. Mas a caminhada é longa e difícil até chegarmos aos níveis de antes da crise”, afirma (AI/ACSP).