76 views 47 secs

Projeto beneficia catadores de lixo reciclável

em Política
terça-feira, 03 de dezembro de 2019

A Comissão de Meio Ambiente do Senado tem reunião deliberativa hoje (4), com 14 itens na pauta de votações. Entre eles, está o projeto que estabelece que grandes geradores de resíduos sólidos como shoppings, supermercados e restaurantes ficarão obrigados a destinar o lixo reciclável que produzem a associações, cooperativas ou organizações de catadores que tenham infraestrutura para separar e classificar os resíduos.

De autoria da senadora licenciada Rose de Freitas (Podemos-ES), a proposta exige que a destinação do material reciclável dessas empresas passe a constar em seus planos de gerenciamento de resíduos sólidos. Com isso, as associações de catadores serão beneficiadas, uma vez que o lixo produzido pelos grandes geradores é mais fácil de ser processado para reciclagem já que estas empresas contam com uma logística organizada de pré-seleção e triagem de materiais.

O voto do relator, senador Jaques Wagner (PT-BA), é pela aprovação do projeto, sem alterações. Também pode ser votado o projeto do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que determina que as edificações públicas destinadas ao funcionamento de órgãos e entidades da União deverão ter recipientes para a separação dos resíduos sólidos recicláveis (Ag.Senado).