61 views 2 mins

PSOE e Podemos chegam a acordo na Espanha

em Política
terça-feira, 12 de novembro de 2019

Pedro Sanchez e Pablo Iglesias assinaram o tratado político com um abraço entre os dois líderes. Foto: EPA

O Partido Socialista (PSOE) e a coalizão de esquerda Unidos Podemos (UP) chegaram ontem (12) a um pré-acordo para a formação de um governo na Espanha. O primeiro-ministro Pedro Sanchez e Pablo Iglesias assinaram o tratado político em uma cerimônia no Congresso, encerrada com um abraço entre os dois líderes. “Alcançamos um pré-acordo para formar um governo de coalizão progressista que combine a experiência do PSOE e a coragem do Unidas Podemos”, ressaltou Iglesias, em uma coletiva de imprensa ao lado de Sanchez.

O representante do PSOE, por sua vez, disse que o acordo terá duração de quatro anos e “será baseado na coesão e na lealdade”, além de ser “aberto ao resto das forças políticas para construir a maioria parlamentar”. A aliança tem sido chamada de pré-acordo porque ainda depende da nomeação do Executivo e do voto de confiança do Legislativo. Nas eleições do último domingo (10), o PSOE conquistou 28% dos votos e 120 cadeiras no Congresso de Deputados.

Em segundo lugar, aparece o conservador Partido Popular (PP), com 20,8% dos votos (88 assentos no Parlamento), à frente da legenda de extrema direita Vox, que confirmou sua ascensão ao receber 15,1% da preferência e garantir 52 cadeiras na Câmara. A coalizão de esquerda Unidade Popular (UP), da qual faz parte o Podemos, ficou em quatro lugar, passando de 42 para 35 assentos na Câmara (ANSA).