83 views 31 secs

Projeto altera normas sobre movimentações financeiras

em Política
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que reúne procedimentos, regras, instrumentos e operações que dão suporte às movimentações financeiras do país, pode receber uma nova denominação: Sistema Brasileiro de Movimentações Financeiras. A mudança é sugerida pela senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) no projeto que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado em decisão terminativa.

O objetivo é adequar a legislação a outros tipos de movimentação financeira, como doações. “É fundamental que o sistema financeiro reconheça a existência das doações e permita a criação de arranjos de movimentação financeira adequados para o processamento de doações”, defendeu a senadora na justificativa da proposta.

Além de renomear esse conjunto que possibilita transferências de recursos e liquidação de pagamentos, entre outras operações, o projeto substitui todos os termos relacionados a “arranjo de pagamento” por “movimentação financeira”. Segundo Mara Gabrilli, a mudança vai conferir segurança jurídica a doadores e donatários e, consequentemente, estimular as doações no país (Ag.Senado).