79 views 2 mins

PEC do IPTU Verde já está pronta para ser votada pelo Senado

em Política
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Municípios como Jacareí já implantaram IPTU Verde: objetivo do projeto é tornar a medida nacional. Foto: Alex Brito/PMJ

A proposta que garante abatimento do IPTU àqueles que preservarem suas áreas verdes e produzirem energia renovável está pronta para ser votada pelo Senado. Foi elaborada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e apresentada em março de 2019. Após sua aprovação pela CCJ, em agosto, já está em primeira discussão no Plenário do Senado.

A questão da preservação ambiental torna a ganhar destaque após as recentes manifestações de fundos internacionais de investimentos em Davos, de que, sem preservação ambiental, não haverá investimentos no Brasil. “É comum na Amazônia o sujeito ao comprar uma grande área, achar bonito desmatar para construir. Se ele souber que ao manter as árvores, ao manter a permeabilidade do solo, ao reutilizar a água, tudo isso lhe abaterá o IPTU, ele provavelmente deixará a floresta em pé”.

Valério explicou que, quando foi vereador em Manaus, tentou aprovar uma legislação local nesse sentido, mas a proposta foi considerada inconstitucional. Agora, porém, ele está conseguindo aprovar a lei de forma nacional, beneficiando todo o Brasil, avaliou. Pelo texto, a utilização de energia de fontes renováveis pelos ocupantes da área lhes garantirá reduções progressivas no valor a ser pago no IPTU. Também terão garantidos descontos se mantiverem áreas permeáveis, não concretadas ou asfaltadas (Ag.Senado).