75 views 46 secs

Passe livre em voos para pessoa com deficiência

em Política
quinta-feira, 09 de janeiro de 2020

O projeto é da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP). Foto: Manuel-F-O/iStockphoto

Projeto que amplia a gratuidade no transporte coletivo para pessoas com deficiência, e de baixa renda, poderá ser colocado em pauta pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado em caráter terminativo. O projeto da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) garante a concessão de passe livre também no transporte aéreo.

Atualmente, a pessoa com deficiência e acompanhante considerados carentes fazem jus à gratuidade no transporte coletivo interestadual, por força da Lei do Passe Livre, mas, conforme aponta a senadora, sua regulamentação é feita através do Decreto 3.691, de 2000, e por portarias.

O projeto inclui os principais parâmetros para aplicar a gratuidade na própria lei. De acordo com a autora, uma portaria interministerial de 2001 assegurou os direitos somente ao sistema de transporte coletivo interestadual em suas modalidades rodoviária, ferroviária e aquaviária, sem mencionar o transporte aéreo.

“Com essas alterações legais, não mais poderá ser recusado o acesso da pessoa com deficiência em ônibus leito ou semi-leito, por exemplo, nem será impedida a pessoa com deficiência carente de viajar em aeronave, quando tal significar sua melhor ou única opção”, diz Mara Gabrilli na justificativa do projeto (Ag.Senado).